Confins do Universo 167 - Editoras Brasileiras # 5: JBC, mangás e Companhia
OUÇA
Notícias

Manfredi divulga capa de O Procurador, que sai pela Pipoca & Nanquim

21 outubro 2022

O escritor italiano Gianfranco Manfredi divulgou a capa de seu novo quadrinho que será publicado no Brasil em novembro. Com desenhos do brasileiro Pedro Mauro, a edição é um lançamento da editora Pipoca & Nanquim, que também tem em seu catálogo Gatilho, de Pedro Mauro com roteiro de Carlos Estefan.

O Procurador é um western diferente do habitual. O personagem principal é um procurador inglês, que trabalha para uma firma de advogados em Londres, mas odeia a vida de escritório. “Ele é um cara de ação, então aceita missões fora do padrão de escritório, mais perigosas. Ele é bem pago para resolver os problemas da firma. Ele é, diria, um James Bond que protege os interesses financeiros da firma na América”, comenta Pedro Mauro.

A história acompanha o personagem quando ele vai para a América em busca do herdeiro de uma fortuna que a empresa estava cuidando, mas que ninguém sabe onde está. Pedro Mauro destaca que é aí que começa a grande aventura no western americano. “Ele vai ao Texas em busca dessa pessoa e é lógico que acontece uma série de coisas até ele conseguir levar esse cara até Nova York para resolver o problema da herança”, conta o desenhista.

Gianfranco Manfredi é um dos grandes gênios da Sergio Bonelli Editore. Cantor, compositor, escritor, ator e roteirista italiano, é graduado em filosofia pela Universidade de Milão. Em 1991 lançou seu primeiro quadrinho, Gordon Link pela Editoriale Dardo, e em 1994 já colaborava para a Bonelli escrevendo roteiros para Dylan Dog e Nick Raider. Em 1997 criou uma das mais famosas séries em quadrinhos na temática faroeste: Mágico Vento. A série foi até 2011 em mais de 130 edições.

Ele ainda escreveu Tex em diversas ocasiões incluindo dois Tex Gigante: Na Trilha do Oregon (2011) e Os dois fugitivos (2022). Em 2007 criou a minissérie Face Oculta e, em 2013, a sequência com o título Shangai Devil. Em 2014 criou Adam Wild, onde convidou pela primeira vez o brasileiro Pedro Mauro para colaborar em uma história Bonelli. A parceria se repetiria em Mugiko para a série Le Storie, e a dupla se reuniu novamente em 2018 na série Cani Sciolti.

Pedro Mauro destaca o trabalho de Manfredi em O Procurador. “É um belo roteiro do Gianfranco, como sempre. E nesse western, por exemplo, ele domina muito bem essas narrativas, como fez em ‘Mágico Vento’ por mais de 10 anos. É muito interessante a maneira que coloca os personagens na história”, explica.

Pedro Mauro começou sua carreira nos quadrinhos com 16 anos, como assistente de Ignácio Justo em histórias de guerra na Editora Taika e na mesma editora desenhou capas e histórias de faroeste para as revistas Pancho, Almanaque de Far-West, Far-West Edição Especial e Cowboy. Depois passou anos na publicidade, onde chegou a ir morar em Nova York. Em 2013 finalmente volta aos quadrinhos com uma série sobre uma famosa pirata, Back from the Dead Red, de autoria de Carlos Estefan. Em 2014, foi descoberto no Facebook por Manfredi sendo convidado para desenhar Adam Wild.

Com Estefan, realizou a trilogia Gatilho, que ganhou uma luxuosa edição publicada pela editora Pipoca & Nanquim, onde logo depois surgiu a oportunidade de realizar O Procurador. O lançamento será em preto e branco, com cerca de 180 páginas. Mais detalhes serão divulgados no canal da editora, no YouTube.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA