Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Mark Bagley fala sobre o sucesso de Ultimate Spider-Man

22 abril 2003

Ultimate Spider-Man #16O desenhista Mark Bagley é um dos responsáveis pelo sucesso de Ultimate Spider-Man, publicado no Brasil em Marvel Millennium da Panini Comics. O projeto, que recriou o personagem a partir do zero com o objetivo de atrair novos leitores, vem sendo muito elogiado por crítica e público, estando sempre entre as séries mais vendidas. Ajudou ainda Brian Bendis a ganhar o prêmio Eisner Award de melhor escritor no ano passado.

Bagley vem sendo muito associado ao Homem-Aranha, já que, antes de Ultimate Spider-Man, desenhou por muito tempo a revista regular Amazing Spider-Man, da cronologia convencional do herói. "O Aranha sempre foi um dos meus personagens prediletos quando era criança", revela. "Ele é como todo mundo, tendo um grande apelo. Desenhar Amazing Spider-Man foi um sonho que se tornou realidade, queria fazer isso desde os 12 anos de idade".

Ultimate Spider-Man #33Se agora está tudo bem, ele já esteve do outro lado da moeda. "Ah, a pobre Saga do Clone", lamenta. "Tinha uma boa premissa, mas acabou virando uma bagunça! É um exemplo perfeito de como é ruim ter constantes crossovers entre várias revistas do mesmo personagem. Eu passei a odiar não poder começar e terminar uma história".

"Esse é um dos prazeres de Ultimate Spider-Man, é toda minha visualmente. Eu e Brian temos nosso próprio título para brincar. É uma experiência maravilhosa", elogia.

Mas o artista quase não aceitou participar da reformulação do herói. "É, por uma série de razões eu rejeitei o trabalho duas ou três vezes. Sentia que já tinha feito meu trabalho com o Aranha, sem perceber o quanto a revista seria diferente. Byrne tinha acabado de fazer uma reformulação no personagem. Além disso, eu nunca tinha lido nada do Brian antes, e não sabia o quanto ele era bom. Mas Bill Jemas (presidente da Marvel) me queria, e fez uma oferta que não pude recusar. As primeiras quatro ou cinco edições refletem minha ambivalência sobre o projeto", explica.

Ultimate Spider-Man #34Mark Bagley é conhecido por seu trabalho com o Homem-Aranha, mas também gostaria de desenhar outros heróis, desde que na companhia do escritor certo. "Para mim, tudo depende com quem irei trabalhar. Não importa se é com o Hulk ou Super-Homem, é apenas desenho, e a única coisa que dificulta é não estar feliz com seu companheiro de trabalho".

"Eu adoro desenhar. Se o pessoal com que você trabalha for dedicado, qualquer personagem será divertido e interessante. Dito isso, acho que eu poderia fazer um Super-Homem incrível. Quanto aos escritores, gosto do Mark Waid, Geoff Johns, Straczynski e outros".

Depois do surgimento da versão Ultimate de Venom, outra novidade está a caminho. "Agora, os leitores verão o primeiro vilão criado para a linha Ultimate. Ele é um adolescente com grandes poderes, mas sem senso de grandes responsabilidades", descreveu.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA