Confins do Universo 199 - O monstro. O mago. Um clássico.
OUÇA
Notícias

Máscara de Prata, antigo caubói das HQs nacionais, está de volta

16 janeiro 2024

O Máscara de Prata e outros Cowboys (formato 21 x 28 cm, 84 páginas), de Edmundo Rodrigues, é um lançamento em conjunto da Editora Criativo e do selo GRRR!. A obra já está à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

No ano de 1969, o quadrinhista paraense radicado no Rio de Janeiro Edmundo Rodrigues já era destaque no quadrinho nacional. Ele produzia desde 1957 o caubói Jerônimo, o herói do Sertão, para a editora RGE, com sucesso. Naquele ano, quando resolveu se mudar para São Paulo e trabalhar no mercado paulista de HQs da época, ele foi muito bem recebido.

Ele veio para atuar na editora O Livreiro, recém-fundada por Horley Chiodi, filho de Victor Chiodi, sócio-fundador das editoras Júpiter, Novo Mundo e Continental.

A editora durou apenas quatro anos, mas fez bastante barulho na época. Graças a Edmundo, que produziu inúmeros títulos, sobretudo de terror, aventura e faroeste. Nesse último gênero ele publicou diversos caubóis, com destaque para o Máscara de Prata, um justiceiro do Velho Oeste com uma reluzente máscara prateada.

O personagem teve título próprio, que durou três números e algumas republicações em outros títulos da casa.

Neste livro estão reunidas, pela primeira vez, as quatro HQs do Máscara de Prata e mais um punhado de aventuras de outros caubóis de Edmundo, como o mestre das facas Jim Bowie, os índios Lobo Negro e Gerônimo (com "G", para diferenciar do outro Jerônimo) e o xerife Johnny Corisco. Todas HQs sem republicação, até hoje.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA