Confins do Universo 147 - A força de George Pérez -
OUÇA
Notícias

META - Depto. de Crimes Metalinguísticos é o quadrinho vencedor do Prêmio Jabuti 2021

26 novembro 2021

Nesta última quinta-feira, 25 de novembro, foram divulgados os ganhadores do Prêmio Jabuti 2021. Na categoria História em Quadrinhos, o grande vencedor foi META - Depto. de Crimes Metalinguísticos, de André Freitas, Dayvison Manes, Marcelo Saravá e Omar Viñole (Zarabatana Books).

Além de Meta, nove outros quadrinhos foram selecionados inicialmente para o prêmio, posteriormente diminuindo para cinco, até a escolha do vencedor. Concorreram ainda na grande final Jeremias - Alma, CWB, Despedida e Quando éramos irmãos.

Em META - Depto. de Crimes Metalinguísticos, ocorre o assassinato de um desenhista e os principais suspeitos são os personagens criados por ele para uma HQ. Nesse contexto, entra em cena META, uma polícia secreta que investiga casos ocorridos em universos diferentes, com detetives que atuam nos quadrinhos, teatro, literatura, cinema e quaisquer outras mídias narrativas e quebram a quarta parede para sair desses universos e solucionar os mais estranhos casos.

Em um exercício estilístico de narrar histórias sobre o ato de contar histórias, reúne drama, humor, experimentalismo e cultura pop, colocando em discussão a relação das pessoas com as artes. Dentro dessa ideia, META conta com a participação especial de personagens conhecidos, como Bone, do autor norte-americano Jeff Smith, e Deus, do cartunista brasileiro Carlos Ruas.

Ao todo, a HQ contém 19 artes de quadrinhistas brasileiros e internacionais, como Walt Simonson e Laerte Coutinho, além de incluir homenagens póstumas a Juan Giménez e Daniel Azulay, falecidos em 2020.

Para ver os vencedores em todas as categorias, clique aqui.

O Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA