Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

A migração do conteúdo antigo do Universo HQ começou!

29 março 2018

Em 2013, o Universo HQ passou por uma das maiores mudanças em seus 18 anos de existência.

Um novo site, com nova programação e novo banco de dados foi ao ar, mas a incompatibilidade entre as duas versões impossibilitou que o conteúdo de 13 anos fosse migrado para a nova plataforma. Por isso, milhares de conteúdos – dentre eles notícias, matérias especiais, reviews e entrevistas – ficaram indisponíveis.

Desde então, uma recuperação manual teve início, mas o trabalho era muito grande.

Isso começou a mudar em 2017.

Gilberto Barbosa Pereira de Sousa, analista de sistemas e desenvolvedor, é gerente de tecnologia da Supervia Trens Urbanos do Rio de Janeiro. Apaixonado por quadrinhos e pai da Victória, uma menina de seis anos apaixonada por Turma da Mônica, Disney e Asterix.

Ele já era há algum tempo leitor do Universo HQ e ouvinte do Confins do Universo e, sabendo de nossa dificuldade em disponibilizar o conteúdo do site, entrou em contato oferecendo ajuda.

A partir daí, começou a trabalhar em um programa para automatizar a migração de todo o nosso material desde 2001 até 2012.

O resultado é que todo o conteúdo entre 2004 e 2012 voltou a ficar disponível aos leitores, totalizando mais de 22 mil artigos. Agora, entramos na reta final de migração.

Por isso, queremos deixar o nosso muito obrigado para o Gilberto. Um dos amigos que o site nos proporcionou conhecer.

Quem quiser acompanhar o trabalho do Gilberto e ver suas indicações de quadrinhos, basta segui-lo no Instagram: @gilbertosousa.

Para contatos profissionais, o e-mail dele é gilberto.bsousa@gmail.com.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA