Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Miguel Penteado, uma vida em defesa do quadrinho brasileiro

28 julho 2022

Miguel Penteado – Em Defesa do Quadrinho Nacional (formato 21 x 28 cm, 148 páginas, R$ 49,99) é um lançamento da Editora Criativo em parceria com o selo GRRR! e pode ser encontrado à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

Miguel Falcone Penteado nasceu em Charqueada/SP em 1918, filho de família proletária, como tantas outras da época. No final dos anos 1940 conheceu o ilustrador Jayme Cortez, que o incentivou a desenvolver seu talento artístico, tornando-se um desenhista quase tão talentoso quanto o próprio Cortez. E foi também com Cortez que ele fundou, em 1959, a editora Continental/Outubro, que se tornou o grande bastião em defesa do quadrinho brasileiro na década de 1960.

Em 1966, ele fundou uma nova editora, a GEP  - Gráfica e Editora Penteado, pela qual continuou firme na luta para colocar o quadrinho nacional em pé de igualdade com o estrangeiro.

De temperamento forte e obstinado, Penteado travou verdadeira batalha contra a ditadura militar da época, que teimava em censurar e apreender suas revistas, até levá-lo a desistir e fechar sua editora, em 1972.

Extremamente reservado, Penteado não deixou filhos, apenas pouquíssimos rastros de sua vida pessoal e profissional. E foi seguindo esses rastros que o jornalista Dario Chaves montou o quebra-cabeças da vida de Penteado e produziu este livro, a primeira biografia de um dos mais misteriosos e também um dos mais importantes protagonistas da história do quadrinho brasileiro.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA