Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Kim Jung Gi
Notícias

Morreu Kim Jung Gi, aos 47 anos

5 outubro 2022

O desenhista sul-coreano Kim Jung Gi faleceu de um problema cardíaco no dia 3 de outubro de 2022, aos 47 anos. O óbito foi confirmado por uma postagem feita em 5 de outubro, por Hyun Jin Kim, um amigo e colaborador de Jung-gi no grupo Superani.

Ele estava em Paris, na França, e se preparava para uma viagem a Nova York, nos Estados Unidos, quando sentiu fortes dores no peito. Ele foi levado a um hospital próximo para fazer cirurgia, mas não resistiu.

Nascido em Goyang-si, na Coréia do Sul, em 1975, Jung Gi estudou desenho e design numa escola de Belas Artes e cursou a universidade de Dong-Eui, em Busan. Também serviu dois anos no exército sul-coreano, numa unidade das forças especiais.

Seu primeiro trabalho, Funny Funny, foi publicado na revista Young Jump. Posteriormente desenhou alguns manhwas (HQs coreanas), e seis volumes da série Tiger the Long Tail, do escritor Seung-Jin Park.

Jung Gi também ilustrou dois livros do autor francês Bernard Werber, Paradis, de 2010; e Troisiéme Humanité, de 2013.

Kim Jung Gi

Seu primeiro sketchbook foi publicado em 2007. Atualmente existem seis volumes publicados, totalizando 4.500 páginas de desenhos. Em 2017, Kim Jung Gi publicou um sketchbook em parceria com o artista japonês Katsuya Terada.

Além disso, ele trabalhou com filmes, música – fez a capa para um álbum de Drunken Tiger (músico de Hip Hop sulcoreano) - e para o governo.

Ele ficou famoso pela sua habilidade de desenhar qualquer coisa de memória. Fez diversas apresentações ao vivo, na qual desenhava enormes e complexos painéis com dezenas de personagens, animais, veículos e cenários cheios de detalhes, sem nenhum esboço preparatório.

Segundo Jean-Christophe Caurette, que assina sua biografia no site europeu do autor, em resposta a uma pergunta frequente, Kim Jung Gi “não era autista”.

Suas participações em festivais de quadrinhos fazendo desenhos ao vivo eram um grande sucesso, cujos vídeos viralizavam no YouTube.

Seu nome está no livro Guinness de recordes pelo maior desenho feito por uma pessoa.

A morte repentina surpreendeu a todos, familiares, amigos, fãs e outros artistas. Reconhecido como um talento fenomenal, Kim Jung Gi deixa um vazio no nosso imaginário que só pode ser preenchido com a memória de seus desenhos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA