Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Andy Yanchus
Notícias

Morreu o colorista Andy Yanchus

13 setembro 2021

Andy Yanchus, colorista da Marvel Comics, faleceu aos 77 anos de idade. A informação foi divulgada pela perfil do Twitter @BoughtThatComic e pelo canal Max' Models, no YouTube, especializado em modelismo.

Andrew P. Yanchus, nasceu em Brooklyn, Nova York, e começou a sua carreira trabalhando com modelismo. Foi funcionário da Aurora Models por nove anos no departamento de desenvolvimento e fazendo os protótipos carros de autorama.

Foi a junção de seus interesses entre modelismo, ficção científica e HQs que o reuniu com Dave Cockrum numa convenção de HQs em Nova York, na década de 1960. Se tornaram bons amigos e juntos fizeram trabalhos não apenas para a Marvel, mas também para a Aurora Models. Andy começou na editora na segunda metade da década de 1970 e fez dela a sua casa durante 17 anos.

Foi colorista de títulos importantes como X-Men, Homem-Aranha, Tropa Alfa, Novos Guerreiros, Incrível Hulk, Marvel Tale, Official Handbook of the Marvel Universe, Starbrand entre outros. Chegou, inclusive, a dirigir o departamento responsável pela colorização das HQs.

Também colaborou com artigos para revistas como a Starlog, que falava de cinema, fantasia e ficção científica; Fantasy Modeler e outras publicações de modelismo.

Andy Yanchus

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA