Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Morreu o desenhista francês F’Murr

11 abril 2018

A editora Dargaud divulgou que o escritor, desenhista e humorista F'Murr (algumas vezes grafado F'Murrr) faleceu no último dia 10 de abril, aos 72 anos.

F'Murr, pseudônimo de Richard Peyzaret, nasceu em 31 de março de 1946, em Paris, na França. Ele estudou artes aplicadas na escola Duperré, trabalhou no ateliê de Raymond Poïvet, onde conheceu Mandryka e René Goscinny.

Esses contatos lhe abriram as portas da revista Pilote, para a qual F'Murr colaborou a partir de 1971.

Seu trabalho mais conhecido é a série Le Génie des alpages (O Gênio das Pastagens Alpinas), que possui 14 edições. Foi em Le Gènie des Alpages que surgiu a personagem Naphtalène, que se destaca em outras histórias. Ele também desenhou Jehanne d'Arc, Tartine de clous e Le char de l'état dérape sur le sentier de la guerre.

Além disso, o artista também colaborou com as revistas Le Canard Sauvage, Circus, Fluide Glacial, À Suivre e Métal Hurlant. A obra de F'Murr possui lirismo, poesia e nonsense, pelo qual ele sempre será lembrado.

Em 1978, F'Murr foi agraciado com o prêmio de melhor HQ, Barre-toi de mon herbe, no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. Ele voltaria a ser premiado no mesmo evento, em 1991, quando recebeu o troféu Alph-art, na categoria humor, por Le pauvre chevalier.

.

Richard Peyzaret, mais conhecido como F'Murr

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA