Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Jason Pearson
Notícias

Morreu o desenhista Jason Pearson

19 janeiro 2023

O desenhista estadunidense Jason Pearson faleceu no dia 19 de dezembro de 2022, de um acidente vascular cerebral. A notícia só foi veiculada recentemente, pois a família do artista optou por esperar a passagem das festas de final de ano para divulgar o fato.

Jason Trent Pearson nasceu em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 1970. Sua carreia nos quadrinhos começou em 1991, com trabalhos para a editora Innovation.

A primeira série que ilustrou durante um período mais longo foi Legion of Super-Heroes, da DC Comics, que tinha roteiros de Keith Giffen e Tom e Mary Bierbaum.

Pearson ilustrou dezenas de HQs isoladas para títulos como Punisher, Namor, Uncanny X-Men, Witchblade, Grendel, Batman, Hellboy, Tom Strong, Robin, Gun Candy, The Ride, X-Force, Deadpool e Global Frequency, entre outros. Também foi um capista muito requisitado.

Ele foi um dos fundadores do Gaijin Studio, estúdio que funcionou entre 1991 e 2010, junto com Dave Johnson, Adam Hughes, Brian Stelfreeze, Cully Hamner, Tony Harris, Laura Martin, Karl Story, Doug Wagner e Tony Shasteen.

Em 1996, lançou a minissérie Body Bags, HQ pela qual ele é mais lembrado, pelo selo Noir Blanc do Gaijin Studio, publicado pela Dark Horse Comics.

Durante a produção de uma das minisséries de Body Bags, Pearson desenvolveu problemas de saúde e ficou hospitalizado por um longo tempo, razão pela qual seu envolvimento com os personagens se tornou uma relação de amor e ódio. Em 2015, esteve envolvido com um projeto do Kickstarter com esse material, que acabou não sendo publicado e gerou muita insatisfação e controvérsia.

Outros destaques de sua carreira incluem a minissérie Savage Dragon - Blood & Guts, da Image Comics, e Action Figures, da Penthouse Comix.

Dezenas de artistas publicaram homenagens a Pearson nas redes sociais.

Jason Pearson

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA