Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Nova edição da Memo faz tributo a Eugênio Colonnese

10 maio 2023

MeMo #11 – Eugênio Colonnese (formato 21 x 28 cm, 88 páginas, R$ 49,90), de autoria de Toni Rodriges, é um lançamento em conjunto da Editora Criativo e do selo GRRR!. A obra já está à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

O publicitário e editor paulistano Toni Rodrigues trabalha para preservar a memória da história do quadrinho brasileiro com a MeMo- Revista da Memória Gráfica que traz, a cada edição, a biografia de um mestre da HQ nacional.

Fazem parte da coleção Rodolfo Zalla, Jayme Cortez, Monteiro Filho, Rubens Cordeiro, Luis Saidenberg, Claudio Seto, dentre outros. E agora chegou a vez do quadrinhista e ilustrador Eugênio Colonnese (1929-2008).

Nascido na Itália, sua família mudou-se para a Argentina quando Eugênio ainda era garoto. Dono de um grande talento precoce, com 20 anos já era profissional respeitado e fez uma gloriosa carreira naquele país, tendo trabalhado com roteiristas históricos como Hector Oesterheld (El Eternauta).

Em 1964, já casado e com filhos, mudou-se para o Brasil onde fundou o estúdio D-Arte,  o lado do amigo Rodolfo Zalla. Foi nesse período que criou seus personagens mais famosos: o super-herói Mylar, o monstrengo Morto do Pântano e sua obra prima, a vampira Mirza. Desenhou HQs de todos os gêneros, do terror a aventura, do infantil a guerra, sempre com extrema qualidade e competência.

Após um longo período nos gibis, migrou para os livros didáticos onde tornou-se ainda mais conhecido, graças aos quadrinhos educativos que produziu para tais livros. Faleceu aos 78 anos, após uma vida inteira dedicada aos quadrinhos e a ilustração, tornando-se um dos mestres mais queridos e lembrados da HQ brasileira.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA