Confins do Universo 155 - Nos traços de Neal Adams -
OUÇA
Notícias

Nova HQ do Zé Gatão joga o personagem numa caçada perigosa

15 dezembro 2021

Zé Gatão – Siroco (formato 20 x 28, 200 páginas), de Eduardo Schloesser, é um lançamento da Atomic Editora e está em campanha na plataforma colaborativa Catarse, com diversas possibilidades de recompensas.

O personagem Zé Gatão foi criado no final dos anos 1980, mas só ganhou corpo como é conhecido em 1992, em uma história experimental nunca publicada intitulada Dia dos Namorados. O personagem habita um universo antropomorfo (metáfora para nosso próprio mundo) onde a lei do mais forte impera, protagonizado por um felino mestiço de gato e lince lutando por sua sobrevivência.

O primeiro álbum (A Cidade do Medo) foi criado em 1994 e só publicado em 1997 com dinheiro do próprio autor. Na trama, Zé Gatão, cansado das metrópoles, parte sem destino em busca de solidão, mas é capturado e obrigado a lutar numa arena para deleite de uma urbe sedenta de sangue. Ao fugir da cidade ele é acompanhado pela gata Alice e pelo chimpanzé Léo Banana.

O livro seguinte é uma reunião de histórias curtas intitulado Crônica do Tempo Perdido e publicado pela editora Via Lettera em 2003.

Em 2011 vem a público novo volume pelo grupo P.A.D.A. de Pernambuco reunindo novas narrativas curtas de cunho existencialistas, uma tiragem limitada que rapidamente esgotou.

Ainda em 2011 a Devir lançou Memento Mori, uma continuação da Cidade do Medo. No enredo, Zé Gatão e seus amigos lutam para sobreviver em meio a uma conflagração entre uma unidade das forças armadas e insetos em um deserto. Vão em seguida parar em uma zona rural dominada por tirano que comanda um grupo de mercenários que extorquem os moradores locais.

Em 2015, a Devir lança a continuação de Memento Mori chamada Daqui Para a Eternidade na qual o felino enfrenta uma maldição ancestral com graves consequências para sua alma e corpo.

O novo álbum, Zé Gatão – Siroco, se passa alguns anos após os incidentes de Daqui Para a Eternidade. Nesta trama, o grande gato se une a um grupo de felinos proscritos que são perseguidos por um militar que reúne babuínos, hienas e cães selvagens, os animais perigosos do deserto, para caçá-los.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA