Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Novo Universo Marvel retorna em crossover com Os Vingadores

22 fevereiro 2013
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.

 

Entre 1986 e 1989, a Marvel Comics lançou um selo de quadrinhos chamado Novo Universo, que não possuía alienígenas, magia, deuses ou seres mitológicos, apenas pessoas com superpoderes criados durante o chamado Evento Branco.

Jonathan Hickman, atual escritor da revista The Avengers - parte do evento chamado Marvel Now -, trouxe de volta alguns elementos do Novo Universo como parte do enredo dos Vingadores.

Hickman introduziu os personagens Ex-Nihilo, Abyss e Aleph, que estão criando vida no planeta Marte. Desse arco de histórias, ilustrado por Jerome Opeña, surgirá o Máscara Noturna (Nightmask).

No arco seguinte, Hickman revela que as ameaças anteriores estão relacionadas com o Evento Branco que criou o Novo Universo.

The AvengersStarblast

Esta não é a primeira vez que a Marvel usa os personagens e eventos do Novo Universo (a designação oficial dessa versão do planeta é Terra-148611) dentro da cronologia tradicional. Em 1993, Peter David usou o personagem Justice (como o Profeta da Rede) na série Homem-Aranha 2099.

Quasar foi o centro de um crossover em 12 partes envolvendo o Novo Universo e a Marca da Estrela, publicado em 1994, que também incluiu Namor, o Quarteto Fantástico e a minissérie Starblast (em quatro edições).

Em 2005, um arco de Os Exilados (Exiles # 72-74) inclui os personagens D.P.7, Justice, Máscara Noturna e a Marca da Estrela. Não se trata da Terra-148611, mas uma versão alternativa, designada Terra-15731.

No ano seguinte, a Marvel iniciou a celebração dos 20 anos da criação desse selo com uma série de eventos: a publicação de contos Untold Tales of the New Universe nas revistas tradicionais da editora e o lançamento, em 2007, da série New Universal, escrita por Warren Ellis e ilustrada por Salvador Larroca.

No Brasil, a maioria das histórias do Novo Universo, da década de 1980, foi publicada pela Editora Abril.

Marvel AgeThe New Universe

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA