Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O Alcazar traz uma visão contemporânea da Índia, em forma de quadrinhos

24 agosto 2021

O Alcazar (formato 20,5 x x 27,5 cm, 208 páginas, R$ 79,80), do francês Simon Lamouret, é um lançamento da Editora Nemo e está em pré-venda na Amazon com frete grátis para assinantes Prime.

Índia, dias de hoje, em um bairro residencial de uma cidade grande. No canteiro de obras de um edifício, coexiste uma dúzia de personagens de todo o país: Ali, o jovem engenheiro inexperiente; Trinna, um capataz intransigente; Rafik, Mehboob e Salma, operários provincianos que sonham com um futuro melhor. Além deles, Ganesh e seu bando de azulejistas rajastanis, hindus conservadores que engrossam as fileiras desse canteiro supervisionado por um jovem e rico construtor.

A HQ oferece uma visão microscópica da Índia contemporânea, onde línguas, religiões, castas, chefes e empregados se misturam numa precariedade sempre carregada de um ar tragicômico. E, à medida que o edifício se eleva laboriosamente, os sonhos e as ambições de cada um colidem e se entrelaçam nessa paisagem humana e urbana de tirar o fôlego.

O francês Simon Lamouret, autor da obra, se mudou para Bangalore, na Índia, para ensinar desenho. Dessa experiência, que durou de 2013 a 2018, nasceram dois projetos: Bangalore, em 2017, e O Alcazar, em 2020.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA