Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O recluso Bill Watterson enfim concede uma entrevista

4 fevereiro 2010

Bill Watterson

Após 21 anos de reclusão, mas Bill Watterson, criador da tira Calvin & Haroldo, concedeu uma entrevista por e-mail ao jornal The Plain Dealer, de Cleveland, cidade natal do autor.

Publicada no dia 1º de fevereiro, a entrevista feita pelo jornalista John Campanelli, que focou em como o autor vê o legado da sua criação. "Os leitores sempre vão decidir se o trabalho é significativo e relevante. Eu posso viver com qualquer conclusão a que eles chegarem. Mais uma vez, a minha parte em tudo isso terminou quando a tinta secou", disse Watterson.

Calvin e seu tigre de pelúcia Haroldo (Hobbes, no original) ganharam os corações dos fãs dos mais de 33 países onde foram publicadas. Watterson explicou que apenas tentou escrever histórias engraçadas e honestas, que levariam as pessoas a lê-las. "Uma vez que a tira é publicada, os leitores trazem suas próprias experiências para ela e o trabalho assume uma vida própria. Cada um responde de maneira diferente a diferentes partes", explicou.

Bill Watterson

O autor não se mostrou arrependido de ter terminado a série - publicada originalmente entre 1985 e 1995, ela continua atraindo novos fãs até hoje. Para ele, o fim ainda no auge foi determinante para a tira ser tão popular até hoje. "Se eu tivesse continuado e me repetisse por mais cinco, dez ou vinte anos, as pessoas que agora estão de 'luto' por Calvin & Haroldo estariam desejando a minha morte e amaldiçoando os jornais por publicarem tiras tediosas e antigas, em vez de investir em um talento mais promissor. E eu concordaria com eles", afirmou.

Quando o jornalista perguntou como Watterson acha que as pessoas deveriam chamar as histórias de um menino de 6 anos e seu tigre de pelúcia, ele respondeu: "Calvin & Haroldo, a oitava maravilha do mundo."

Para ler a entrevista na íntegra, em inglês, clique aqui.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA