Personagem Umuaraminha, do cartunista Marcos Vaz, comemora 25 anos
Há 25 anos, o cartunista Marcos Vaz criou Umuaraminha, o primeiro personagem dos quadrinhos a ser elevado à categoria de símbolo oficial de uma cidade. Neste caso, do município de Umuarama, no Noroeste do Paraná. Ele foi incluído na Lei Orgânica Municipal, em 5 de abril de 1990.
Criado em 1986, Umuaraminha era coadjuvante da Turma do Brilhante, mas o indiozinho acabou se destacando e o artista teve então a ideia de desenvolver um projeto para transformá-lo em mascote da cidade. De lá para cá, já ilustrou dezenas de jornais educativos e revistas em quadrinhos institucionais, além de estampar diversos produtos com sua imagem.
Para comemorar esses 25 anos, foi criado um calendário de festividades. Neste mês de maio, foram lançadas Umuaraminha – Trabalho Infantil, Umuaraminha – Combate ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil e Umuaraminha – Nota Amiga.
As próximas atrações serão:
- Junho – Lançamento da revista Umuaraminha – Meio Ambiente;
- Julho – Lançamento da revista Umuaraminha e Procon Junior – Direitos dos Consumidores;
- Agosto – Lançamento de tiragem especial limitada do selo dos 25 anos do Umuaraminha, pelos Correios;
- 28 de setembro - Abertura da Feira do Livro (SESC) e o lançamento de Estação Umuaraminha, série de três livros escritos por autores umuaramenses com o personagem;
- 12 de outubro – Evento do Dia das Crianças com o tema Umuaraminha;
- 17 de novembro – Comemoração dos 25 anos do personagem com apresentação da remontagem da peça teatral Umuaraminha, o Defensor da Natureza.
Depois do Umuaraminha, Marcos criou o Curitibinha (lançado como personagem de Curitiba em 1993, em homenagem aos 300 anos da capital paranaense), o Paranazinho (personagem representativo do Estado do Paraná, criado em 1997) e o Brasilzinho (personagem representativo do Brasil, lançado no Rio de Janeiro, nas comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento).