Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Prêmio Mapinguari vai contemplar obras e artistas da região Norte

13 janeiro 2022

Produzir histórias em quadrinhos no Norte do país é um desafio, pela distância dos grandes centros consumidores, seus eventos, editoras e fornecedores. Mas, ainda assim, um número cada vez maior de obras têm sido produzidas na região, algumas chegando a ganhar projeção nacional.

Visando fortalecer ainda mais essa cena, o portal Mapingua Nerd lança, com apoio da Prefeitura de Manaus e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o primeiro Prêmio Mapinguari de Quadrinhos.

“Desde 2018 vivenciamos aqui um momento muito interessante para o cenário local de quadrinhos. Alguns dos mais antigos dizem que desde os anos 90 não viam nada assim. Uma verdadeira comitiva foi ao FIQ de 2018, publicamos uma antologia, vários coletivos e estúdios profissionais surgiram e, mais recentemente, HQs do Norte foram indicadas a prêmios como o HQMix e o Jabuti. Faltava uma premiação para essa produção crescente. Agora nós temos.” comentou Luiz Andrade, que é escritor, produtor, editor e membro da comissão organizadora do prêmio.

Luiz também faz parte do Júri da premiação, ao lado de outros profissionais do cenário de quadrinhos nacional: Belle Felix, jornalista e editora na Panini Comics; Otoniel Oliveira, quadrinhista, ilustrador, professor universitário e diretor de filmes de animação; Marcelo Naranjo, um dos editores do site Universo HQ e Sâmela Hidalgo, produtora editorial no Studio Eleven Dragons e curadora dos títulos da plataforma Social Comics.

O prêmio aceitará inscrições de artistas da região e obras que tenham sido publicadas entre 30 de janeiro de 2020 e 30 de janeiro de 2022. As categorias são: Melhor Roteirista; Melhor Desenhista; Melhor Colorista; Melhor Arte-finalista; Melhor banca ou comic shop (categoria de voto popular); Melhor Quadrinho; Melhor Tira ou Webquadrinho; e Melhor subproduto ou adaptação.

As inscrições começam no dia 30 de janeiro no site do prêmio.

“Decidimos iniciar as inscrições no Dia do Quadrinho Nacional, porque é uma data importante no calendário de quem atua ou acompanha o meio, com eventos rolando em todo o Brasil, e combina com nosso objetivo com o prêmio, que é elevar ainda mais a qualidade e importância da produção nortista no cenário nacional.”, comentou Thiago Henrik, fundador do Mapingua Nerd e idealizador da premiação.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA