Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Primmagio Mantovi lança coleção comemorativa do palhaço Sacarrolha

25 outubro 2022

Sacarrolha 50 Anos – Volume 1 (formato 16 x 24 cm, 48 páginas, R$ 48,00) comemora o aniversário do simpático palhaço, em três edições especiais, com a primeira já à venda no site Sacarrolha 50 Anos.

O italiano Primaggio Mantovi começou sua carreira de quadrinhista na Rio Gráfica e Editora (atual Editora Globo), escrevendo e desenhando quadrinhos de faroeste, os personagens Topo Gigio e Recruta Zero, além dezenas de capas de HQs do Fantasma, Mandrake, Flash Gordon e muitos outros. Foi lá que ao vencer um concurso promovido pela editora, lançou o palhaço Sacarrolha em revista própria, que durou 36 edições.

Ao se transferir para a Editora Abril, na qual liderou o setor de quadrinhos infanto-juvenis por 24 anos à frente de projetos de quadrinhos da Disney (atuando paralelamente como roteirista e desenhista em HQs do Pato Donald, Mickey e Zorro), além de uma infinidade de outros personagens internacionais e nacionais, dentre os quais Os Trapalhões, Gugu, Senninha, Faustão. Em 1976, levou a turma do Sacarrolha para a Abril.

Nesse ano de 2022, o personagem comemora 50 anos e o autor lança três edições comemorativas com as melhores HQs do seu palhacinho e sua turma. Os quadrinhos foram restaurados e recolorizados por Marco Muchão, baseando-se nas cores das publicações originais. As histórias destas edições não eram republicadas desde a década de 1980 e são diferentes das que saíram, em 2012, no Almanaque Sacarrolha 40 anos.

Todas as edições trarão matérias sobre a trajetória do Sacarrolha, assim como tiras, páginas dominicais e também curiosidades de bastidores, incluindo artistas convidados apresentando suas versões do personagem.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA