Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Rodolfo Zalla, mestre dos quadrinhos de terror, ganha biografia pela Editora Noir

7 fevereiro 2023

Há 20 anos, em 2003, Gonçalo Junior passou seis meses entrevistando o mestre dos quadrinhos brasileiros de terror Rodolfo Zalla, criador das lendárias revistas Calafrio e Mestres do Terror, além de criador de Zora, A Mulher-Lobo.

A cada semana, o autor levava a conversa anterior transcrita para que o desenhista e editor argentino naturalizado brasileiro revisasse as informações. E foi assim por mais de 12 semanas, no total de duas dezenas de horas gravadas.

O resultado é Rodolfo Zalla – O sentido de tudo, que a Editora Noir colocou em pré-venda no Catarse.

O livro tem 428 páginas e traz desde a infância e adolescência na Argentina, a mudança para o Brasil e a longa carreira nos quadrinhos de terror, guerra e livros didáticos, segmento no qual ele trabalhou por quase meio século. Gonçalo conta que Zalla fez questão de rascunhar o projeto gráfico de sua biografia nos mínimos detalhes, o que foi executado com esmero pelo designer André Hernandez, responsável por quase todas as capas dos livros da Noir.

Além de dezenas de fotos e originais inéditos, no final de cada um dos seis capítulos a obra traz um história em quadrinhos inédita de Zalla no Brasil, inclusive uma só publicada na Argentina.

Alguns destaques da biografia são o mercado argentino de quadrinhos nas décadas de 1940 e 1950, o caminho pra se tornar desenhista, as primeiras histórias publicadas, o contato com Hugo Pratt, a vinda para o Brasil às vésperas do golpe que derrubou João Goulart, o Estúdio D-Arte, as revistas Calafrio e Mestres do Terror, a crise do mercado na década de 1990 e a consagração nos anos 2000.

Rodolfo Zalla faleceu em 19 de junho de 2016, aos 84 anos.

Para saber mais sobre o projeto, ver os planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA