Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Saguaro - O Agente Navajo, da Editora 85, entra na reta final de campanha no Catarse

25 março 2022

Como noticiado anteriormente, chega o Brasil Saguaro, pelo selo Lorobuono Fumetti, da Editora 85, que busca trazer fumetti (quadrinhos italianos) sob a curadoria de Ricardo Elesbão, conhecido por seu trabalho frente a Confraria Bonelli, uma das maiores divulgadoras de quadrinhos da Sergio Bonelli Editore.

A edição está na fase final de sua campanha no Catarse.

Saguaro - A Agente Navajo - Volume 1 (formato 15,5 x 21 cm, 484 páginas, capa cartonada) conta a história do índio Navajo Thorn Kitcheyan, veterano da Guerra do Vietnã que volta à reserva Navajo e encontra seu povo em perigo devido à corruptos proprietários de terra e corporações fazendo seus negócios sujos. Saguaro então se alia ao FBI para poder enfrentar os criminosos da região em uma série de aventuras com muita ação e reflexões acerca da situação dos nativos americanos.

A trama acontece na década de 1970, com os Estados Unidos fragilizados, abalados pela guerra e pela ebulição social que o país vive. O mesmo período é um tempo dramático para os nativos, deixados sozinhos ou atormentados por políticas governamentais injustas. Tudo isso é abordado em Saguaro, série publicada na Itália em 35 volumes que a Editora 85 trará ao Brasil em sete volumes.

Criada por Bruno Enna e graficamente desenvolvida por Alessandro Poli, a série também tem textos de Luigi Mignaco. Enna, roteirista que faz parte da equipe de Dylan Dog desde 2004, e que também escreve para Disney desde 1997, tem entre seus trabalhos mais conhecidos a paródia a Corto Maltese, famoso personagem de Hugo Pratt que voltou recentemente a ser publicado no Brasil pela Editora Trem Fantasma.

Nessa primeira edição, a arte de Saguaro fica a cargo de Davide Furnò, capista de todas as edições italianas e um dos desenhistas da cultuada série Escalpo, publicada pelo selo Vertigo da DC Comics e com temática semelhante a Saguaro. Também ilustram as histórias Fabio Valdambrini, artista da equipe de Tex Willer e das Novas Aventuras de Mister No; Luigi Siniscalchi, que trabalhou em Dylan Dog, Martin Mystère e Mágico Vento, dentre outros Bonelli; Marco Foderà, conhecido por seu trabalho em Mágico Vento e Nick Raider; além de Alessandro Pastrovicchio e Italo Mattone, que estrearam na Bonelli nesta série.

Se os apoiadores desejarem fazer um combo especial envolvendo outros títulos do catálogo da Editora 85 (Dampyr, Diabolik, Hellnoir, Mister No, Morgan Lost e Nick Raider) basta enviar um e-mail para lbfumetti@gmail.com com a lista do que precisa.

Todos os apoiadores da campanha receberão gratuitamente um marca páginas exclusivo (18 x 5 cm) e cinco cartões postais (15 x 10 cm) com as artes das capas das edições italianas de Saguaro que compõem este primeiro volume.

Além de Saguaro, o selo Lorobuono Fumetti já anunciou, ainda para esse ano, a obra 1968 (Cani Sciolti) de Gianfranco Manfredi (Mágico Vento, Tex, Julia, Face Oculta, Shanghai Devil) com desenhos do brasileiro Pedro Mauro (Adam Wild, Mugiko), recém convidado pela Bonelli para desenhar Tex.

Para saber mais sobre Saguaro, ver os planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA