Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Sexto episódio da série documental A Importância do Quadrinho Nacional é focado na produção indígena.

29 abril 2022

Acaba de ser lançado no canal da plataforma Social Comics no YouTube, o sexto capítulo da série A Importância do Quadrinho Nacional, uma produção documental criada pela Eleven Dragons Company.

Este novo episódio, batizado Artes Raízes, aborda a profundidade dos traços originários do Brasil e sua produção no mundo das histórias em quadrinhos, um tema pouco discutido, mas fundamental tanto para um entendimento mais amplo em relação à nossa cultura quanto para uma busca de identidade mais específica na produção de quadrinhos no nosso país.

A apresentação é de Mayra Sigwalt, ativista, escritora e indígena, autora dos livros Aqui quem fala é da Terra e O que encontramos nas Chamas, além da curadoria e cocriação do clube do livro Turista Literário, do canal All About That Book e podcast Wine About It.

O roteiro é do também indígena Marcelo Borary, professor de Arte e Filosofia do Ensino Médio Modular Indígena. A arte do banner e identidade visual do documentário ficou com o artista e quadrinhista Parintinense, Levi Gama.

"Essa é uma preocupação nossa: como a gente pode dar voz a esses quadrinhistas? Foi aí que nasceu o projeto A Importância do Quadrinho Nacional, que é uma sequência de documentários que têm como objetivo trazer a visão do quadrinhista nacional dentro de um tópico específico. Todas essas ações trazem visibilidade para o artista nacional", afirma J.P. Sette, CEO e Founder da Eleven Dragons e da plataforma de quadrinhos digitais Social Comics.

O episódio sobre produção indígena chega no mês de abril, conhecido pelos povos indígenas como o mês da Invasão do Brasil.

"É um momento de muita luta para reclamar os direitos indígenas tanto pela terra quanto pelas próprias políticas de dentro do Brasil. Então nesse momento, em todo o mês de abril, acontece o Acampamento Terra Livre onde mais de 200 povos e delegações ocupam Brasília para reivindicar essas questões. É um momento de lembrança, um momento de educação. A melhor forma para se falar sobre povos indígenas no mês de abril é educando sobre essas políticas públicas e não fantasiando as crianças e nem ninguém de indígena como a gente vê por aí", explicou Mayra.

Também neste mês, já havia sido lançado o quinto episódio, intitulado Manchetes Ilustradas, sobre jornalismo em quadrinhos.

Os episódios anteriores foram A Importância do Quadrinho Nacional, A Voz das Mulheres no Quadrinho Nacional, Preto Nanquim e Muito Além do Arco-Íris, todos disponíveis no canal.

Assista ao episódio Artes Raízes abaixo ou clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA