Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Tartarugas Ninja dos desenhos da década de 1980 retornam para série em quadrinhos

23 junho 2022

A franquia das Tartarugas Ninja está ganhando vários materiais interessantes em 2022, com o visual da animação clássica dos anos 1980 que popularizou os personagens em todo o mundo.

No próximo mês de setembro, a IDW publicará a minissérie em quadrinhos Teenage Mutant Ninja Turtles: Saturday Morning Adventures. O intuito é trazer pequenas histórias surpreendentes, como a do soldado de pedra do General Krang que abandonou seu posto em busca do estrelato no Hair Metal (Glam Metal).

A equipe criativa é formada por Erik Burnham e Tim Lattie. Burnham escreveu anteriormente uma série similar com a revista G.I. Joe: A Real American Hero – Saturday Morning Adventures, baseada na série animada dos anos 1980.

A primeira edição da nova revista das Tartarugas Ninja tem a capa ilustrada por Tim Lattie, mas também versões variantes pelo cocriador Kevin Eastman e também por Tony Gregori (The Worst Dudes).

Burnham diz que esta é uma proposta diferente das séries habituais dos personagens pela IDW. “A versão que fez grande sucesso nas telas de televisão em 1987 foi a que conheci pela primeira vez, que me trouxe muitas alegrias... a ação e os conceitos que foram incluídos em cada episódio estão presentes até hoje e vamos seguir este caminho. Não acho que alguém esteja se divertindo tanto quanto Tim Lattie e eu fazendo estas histórias”.

Lattie acrescenta. “Nada como crescer no final dos anos 1980 junto à experiência de conhecer as Tartarugas Ninja, brincar com os brinquedos, assistir ao desenho e jogar os games no fliperama. É raro na vida ser capaz de trabalhar com o que você ama, mas trabalhar em algo que você cresceu amando é difícil acreditar. O que mais posso dizer... Go Ninja, Go! Go Ninja, Go!", cantarolando a música de Vanilla Ice na cena final do filme Tartarugas Ninjas 2 - O Segredo do Ooze, de 1991.

Baseada nos quadrinhos de Eastman e Peter Laird, a série animada original das Tartarugas Ninja estreou na TV em 1987. O programa teve um total de 193 episódios em 10 temporadas, encerrando em 1996. Desde então, eles ganharam várias versões animadas. especialmente pela Nickelodeon.

Tartarugas retornaram com game em junho 

No dia 16 de junho foi lançado Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, um game com inspiração nos jogos clássicos das Tartarugas, com gráficos em pixel art e mecânicas modernas de gameplay. Desenvolvido pela Tribute Games, o jogo foi lançado para PC, Playstation 4, Nintendo Switch e Xbox One com localização para o português.

No Brasil, a série clássica em quadrinhos das Tartarugas Ninjas é publicada pela editora Pipoca & Nanquim. Várias editoras trazem quadrinhos da IDW, como a Geektopia, selo de quadrinhos da editora Novo Século, que publica Sonic - The Hedgehog e Juiz Dredd. E, mais recentemente, a Hyperion Comics, com Usagi Yojimbo, que conta com a participação especial das Tartarugas Ninja em algumas histórias.

Criada em 1984 para os quadrinhos por Kevin Eastman e Peter Laird, de forma independente, foi com o desenho animado de 1987 que as Tartarugas ficaram mundialmente conhecidas, rendendo milhões de dólares em brinquedos, filmes e todo tipo de produtos de marketing. E pelo jeito, ainda há muito a se explorar de personagens tão carismáticos que conquistam gerações como Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA