Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Tira Fábrica Faglianostra retorna com box especial em campanha no Catarse

14 novembro 2022

A tira de quadrinhos Fábrica Faglianostra foi criada em 1986 pelo jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira e pelo publicitário Marcello Monteiro, e foi premiada no I Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos, promovido pelo jornal carioca O Globo.

Agora, ela está de volta por meio de uma campanha na plataforma Catarse com um box contendo dois volumes em capa dura, totalizando 432 páginas.

Fábrica Faglianostra - Volume 1 - 1986 a 1989 (formato 21 x 29,7 cm, 216 páginas) e Fábrica Faglianostra - Volume 1 - 1989 a 1991 (formato 21 x 29,7 cm, 216 páginas) reúnem 560 tiras diárias e mais 120 tiras dominicais coloridas, algumas delas inéditas. Incluem ainda extras com o processo de criação e um histórico ilustrado da época e do ambiente em que as tiras foram produzidas.

A tira retrata, de forma bem-humorada, o cotidiano de uma tradicional indústria, na qual nenhum dos operários sabe exatamente o que é produzido. A indústria é dirigida pelo tirânico empresário F. Faglianostra, que luta obsessivamente para aumentar os lucros enquanto prepara seu inseguro Júnior para herdar a administração, mas o garoto quer apenas ser um artista, apesar da óbvia falta de talento para todas as artes conhecidas pela humanidade (incluindo a "arte de conquistar as mulheres"). A "famiglia" é completada pelo Vovô Faglianostra, um velhote mudo, cadeirante e um tanto alucinado.

Nas tiras, os conflitos familiares dos Faglianostra e a neurotizante rotina dos operários anônimos na linha de montagem intercalam-se e misturam-se.

Fábrica Faglianostra foi publicada diariamente entre 1986 e 1991 em O Globo e em outros grandes jornais brasileiros, como Zero Hora (RS), Diário Catarinense (SC), Hoje em Dia (MG), Correio da Bahia (BA), O Popular (GO), Jornal do Commercio (PE), Diário do Nordeste (CE), O Liberal (PA) e Diário Popular (SP).

A campanha no Catarse é na modalidade flex (lançamento garantido) e será enviado aos apoiadores a partir de dezembro.

Para saber mais sobre a campanha, planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA