Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Um olhar diferente e reflexivo sobre a arte em Museu, de Chabouté

26 maio 2023

Museu (formato 22 x 29 cm, 196 páginas, R$ 109,90), de Chabouté, é um lançamento da editora Pipoca & Nanquim.

A edição já está em pré-venda na Amazon com 30% de desconto e frete grátis para usuários Prime.

Christophe Chabouté (Moby Dick, Solitário, Um pedaço de madeira e aço) está de volta ao Brasil com Museu, um álbum poético que convida a refletir sobre a nossa relação com a arte, nossas certezas e a forma como percebemos o mundo.

Em meio a esculturas e pinturas de grandes mestres, os visitantes do Museu d'Orsay, em Paris, lançam olhares de admiração e espanto sobre as obras-primas que se alinham nos corredores. Eles trocam sussurros discretos, registram momentos com seus celulares e tentam decifrar as intenções originais dos artistas que criaram trabalhos tão belos.

Mas, quando as portas do Museu d'Orsay se fecham e a noite cai, as esculturas e pinturas abandonam suas poses, descem de seus pedestais e ganham vida, para relaxar, contar histórias, se questionar e comentar tudo o que viram e ouviram de seus admiradores durante o dia.

A Olympia de Manet, cansada de passar a vida deitada, se levanta; os Raspadores de Assoalho, de Gustave Caillebotte, exaustos, deixam as plainas de lado; e Héracles, como de costume, vai tentar desvendar o mistério do banheiro.

Que emoções e sentimentos essas obras de arte podem aprender com os seres humanos e quais podem nos ensinar? Trata-se de um trabalho de descobertas e reflexões; da finitude da vida e da longevidade da carreira de um artista; do papel fundamental da preservação da memória nos conturbados tempos modernos e da compreensão da mesma.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA