Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Um olhar para a periferia e para as questões identitárias na Ragu 9

9 novembro 2022

Ragu #9 (formato 21 x 29,7 cm, 132 páginas, R$ 80,00) é a mais nova publicação do selo Cepe HQ. O título pode ser encontrado à venda no site da revista.

A obra tem edição de Christiano Mascaro, João Lin, João Pinheiro, Mitie Taketani e Diogo Guedes. “Nesses momentos que virão, após a crise no mundo inteiro, a revista olha para frente”, declara o quadrinhista e editor João Lin. “Perspectivas de futuro se mostram em várias faces: distopia, projeções que deram errado, outros tempos”, resume o editor da Cepe, Diogo Guedes.

Provocados a refletir sobre o futuro, quadrinhistas, editores e ilustradores exibem suas narrativas experimentais - escritas e gráficas - sobre o que nos espera lá adiante. Muitos deles miram também no espaço periférico e nas questões identitárias.

Como o nome já diz, ragu, o prato ensopado, troca o mix de carnes pelo de artistas. A diversidade é característica imutável da publicação e, portanto, com trinta e cinco quadrinhistas convidados, entre o pessoal “das antigas” e vários que está começando. “Vemos claramente o ecletismo nas pautas sobre questões identitárias: gênero, racismo e fascismo”, revela João Lin, apontando também a forte presença do diálogo com o universo periférico. “Trata-se de uma periferia de ficção científica, com toda a sua precariedade e riqueza de elementos ao mesmo tempo”, enfatiza.

A Ragu passou a ser publicada pela Cepe a partir do número oito, lançado durante a pandemia, em 2021, sem perder seu caráter independente no jeito de pensar experimental, tanto do ponto de vista do roteiro, quanto do pictórico. E isso, de acordo com os editores, graças à liberdade editorial que a Cepe possibilita.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA