Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Voltando a Ler Mafalda, série documental no Disney+ e Star+, analisa criação de Quino

29 setembro 2023

Um mergulho na obra mais famosa de Quino. Assim é Voltando a Ler Mafalda (Releyendo Mafalda), série documental que está disponível nos streamings Disney + e Star +. São quatro episódios, de cerca de meia hora cada, abordando a maior personagem dos quadrinhos argentinos e analisando como uma tira estrelada por uma menininha na imprensa argentina nos anos 1960 se tornou tão relevante culturalmente.

Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, criou a personagem em 1962 por encomenda de uma agência publicitária com o objetivo de divulgar uma linha de eletrodomésticos. A ideia não deu certo e Mafalda ficou na gaveta do cartunista até ser convidado a criar uma tira para o semanário “Primera Plana”.

O primeiro episódio da série, produzida pelo Disney + na Argentina, conta em detalhes esses primeiros passos e mostram as primeiras tiras na revista, com comentários de quem conviveu com o artista, de historiadores e de colegas desenhistas como Liniers, Maitena e Alberto Montt, que falam sobre a evolução do traço de Quino e dos temas que aborda. O próprio criador de Mafalda comenta sua obra através de entrevistas de arquivo a programas de TV através dos anos.

Desde o começo, Mafalda mostrava uma personalidade inconformista e questionadora, antenada com sua época: ama os Beatles, é curiosa a respeito da enigmática China, não gosta de exploração e opressão.

O segundo episódio aborda a criação dos amigos da Mafalda. O terceiro, como Quino usou o microcosmo dos personagens para retratar a classe média argentina e as diferenças sociais. E, no último, o fim da tira, encerrada por Quino em 1973 e como ela reverbera até hoje, combinando seu humor e ideais.

Mafalda sempre está disponível nas livrarias, em diferentes formatos de álbuns pela Editora Martins Fontes. O principal deles é Toda Mafalda, que reúne quase a totalidade das tiras da criação de Quino. Vale lembrar também que a série animada Mafalda, de 1993, com curtas de 1 minuto (curiosamente sem diálogos) chegou a ficar disponível no Disney+. Saiu do catálogo, mas quem sabe não volta?

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA