Confins do Universo 142 - Editoras brasileiras # 3: Grafipar, ascensão e queda -
OUÇA
Reviews

Os Diários de Amora – Volume 1 – O Zoológico Petrificado

Editora Editora Nemo – Edição especialR$ 49,8080 páginasLançado em março de 2018
Joris Chamblain (roteiro) e Aurélie Neyret (arte) – Originalmente em Les carnets de Cerise: Le Zoo Pétrifié, publicado pela Soleil Productions – (tradução de Fernando Scheibe).
16 agosto 2021

Sinopse

Amora sonha em ser escritora, e seu assunto favorito são as pessoas, principalmente os adultos. Ela adora observá-los para tentar adivinhar seus segredos, como Michel.

Todos os domingos, ela observa o homem se embrenhar na floresta, desaparecendo por todo o dia. O que ele faz durante todo esse tempo? E por que parece tão triste quando retorna?

Acompanhe Amora até o coração da floresta em sua primeira investigação.

Positivo/Negativo

Os Diários de Amora é um quadrinho claramente destinado ao público infantil. Não há nada de mais na história, mas é justamente por sua simplicidade que pode conquistar um leitor mais experiente.

Amora tem 10 anos e sonha em ser escritora. O encantamento acontece já nas primeiras páginas do quadrinho, pois a personagem é muito cativante, generosa, corajosa e determinada.

É uma história para ler para alguma criança, capaz de aguçar a imaginação de meninas e de meninos, ao se deparar com uma garota sonhadora, inteligente e segura de si. Mas funciona também para adultos que apreciam uma linda trama que remete aos sonhos e mistérios da infância.

Impossível não se encantar pela arte. Os traços de Aurélie são delicados e exaltam a singeleza e doçura da protagonista. A escolha da paleta é certeira, as cores acompanham os sentimentos dos personagens.

Outra decisão acertada é a intercalação entre quadrinhos e diário, refletindo como uma criança enxerga o mundo, com muitas cores.

A edição da Nemo é ótima. Destaque para o letreiramento, se adaptando perfeitamente à arte do quadrinho. A obra, inclusive, ganhou o HQ Mix de Melhor Publicação Infantil de 2018.

A série teve início em 2012 e, até o momento, tem seis álbuns, sendo o último publicado em 2018. Infelizmente, até agora, não foi anunciado o lançamento de nenhum outro no Brasil.

Os Diários de Amora, além de uma linda arte, que encanta os olhos, transmite sutilmente os valores de amizade, respeito e permite ao leitor (de qualquer idade) dar asas à imaginação.

Classificação:

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA