Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Conheça o trabalho de Gonzalo Cárcamo

9 agosto 2004

Jorge AmadoO jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, trouxe na semana passada uma ótima notícia para a região.Um dos melhores chilenos que já desenhou por estas terras, Gonzalo Cárcamo, está com sua exposição sobre a Ilha de Páscoa no SESI local até o dia 18 de agosto.

Cárcamo começou a fazer os brasileiros rirem no Pasquim, tendo passado alguns anos na Bahia, onde foi "escalado" por Guttemberg Cuz para os 11 integrantes de seu livro sobre as feras do traço do humor baiano.

Apesar de ser uma mostra de pinturas, a produção atual do artista não esconde o traço espesso e ágil que o fez ser um dos cartunistas de mais fácil identificação no Brasil.

Na verdade, Cárcamo hoje se dedica mais à sua galeria de artes plásticas em Paraty, a Mangue Galeria, inaugurada há 3 anos. Os leitores podem ver algumas de suas telas clicando aqui.

Confira o release oficial da iniciativa do SESI SP, que não se restringe a Presidente Prudente:

A relação de Cárcamo com a Ilha de Páscoa teve início em 84, com a ida do artista para a enigmática Ilha. Quatro meses foram suficientes para retratar todas as belezas encontradas no local. Permaneceu no meio do Oceano Pacífico percorrendo e pintando o lugar, sob o olhar enigmático dos moais, os gigantes soterrados que permanecem vigilantes espalhados por toda a ilha.

A intenção do artista não era desvendar os mistérios da cultura Rapa Nui, e sim pintar ao ar livre com a maior liberdade. Para tanto, acampando muitas vezes em regiões distantes do povoado, foi obrigado a pescar o próprio alimento, para garantir sua sobrevivência. Este primoroso trabalho conta com mais de 100 obras, entre pinturas em óleo, desenhos a nanquim e grafite, além de reproduções de petroglifos espalhados pela Ilha.

Conheça também a matéria de Adriana Sheldon - da Jovem Pan AM - sobre a passagem da mostra por São Paulo.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA