Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Gênesis, de Robert Crumb, venceu o HQ Mix de Edição especial estrangeira

11 agosto 2010

Crumb com Sonia Luyten

Depois do vazamento da imagem do troféu HQ Mix deste ano, com o personagem Astronauta, que foi entregue ontem ao norte-americano Robert Crumb, a organização do prêmio divulgou um comunicado confirmando que ele venceu na categoria Edição especial estrangeira, por Gênesis.

A comissão organizadora aproveitou a presença de Crumb no Brasil para lhe dar o troféu e gravar uma mensagem do autor.

A votação do HQ Mix aconteceu em julho, mas os premiados serão conhecidos apenas perto da entrega do prêmio, que estava prevista para 2 de setembro, mas foi adiada para 6 de outubro para que a festa possa ser comandada por Serginho Groisman, que estaria impossibilitado de comparecer na primeira data. O evento acontecerá no SESC Pompeia (Rua Clélia, 93 – Lapa), em São Paulo, a partir das 20 horas.

Mesmo avesso a fotos, Crumb não se importou de posar ao lado do troféu. Além disso, ainda fez um desenho para Sonia Luyten, presidente da comissão organizadora do HQ Mix e tradutora dos primeiros quadrinhos do autor publicados no Brasil, na Revista Grilo, entre 1971 e 1972.

Crumb estreou no número 26, com Whiteman, seguido por Mr. Natural.
Sua surpresa foi grande: "Então você me conhece bem...", disse o autor para
Sonia Luyten.

Segundo os organizadores, a escolha do Astronauta, imagem em escultura produzida pelo artista plástico Olintho Tahara, é para homenagear os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, comemorados em 2009.

Homenagem a Zetti

Outra novidade divulgada com antecedência pela comissão do HQ Mix é que, neste ano, haverá uma homenagem a Maria Ivete Araújo, a Zetti, que trabalhou durante 30 anos na organização do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Desde o início de 2010, a ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil, o IMAG - Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil e a SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil vêm protestando contra o afastamento de Zetti do salão. Houve até um pedido de boicote, que teve resposta da organização do evento.

Para a comissão organizadora do HQ Mix, “é imperdoável que Zetti tenha sido afastada do salão, do qual foi até diretora, sem receber sequer uma homenagem em Piracicaba.”

Crumb com Sonia LuytenArte de Crumb

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA