When the darkness presses
Editora: independente – Edição especial
Autor: Emily Carroll (texto e arte).
Preço: webcomic gratuito
Número de páginas: 15
Data de lançamento: Outubro de 2014
Sinopse
Uma garota está cuidando da casa de uma família que foi viajar e barulhos estranhos passam a atormentá-la à noite, em seu pequeno quarto.
Positivo/Negativo
Mais do que um reconhecimento para o autor, as premiações servem como filtro para ajudar o leitor a descobrir novas HQs. E, este ano, a surpresa advinda do Eisner Award (veja todos os vencedores aqui) é Emily Carroll.
A autora ganhou, com a HQ digital When the darkness presses, o prêmio de Melhor História Curta de 2015, publicada gratuitamente no site dela – como vários outras de terror que ela já fez –, na época do Halloween e foi muito bem recebida pelos sites especializados norte-americanos.
A razão do sucesso é fácil de notar. Apesar de ser uma trama curtinha e bem simples, o trabalho narrativo de Carroll é surpreendente. A autora explora vários formatos e proporciona uma experiência assustadora, na qual o clique do leitor o leva através de uma porta para o desconhecido.
Outro recurso bem interessante é o uso de alguns GIFs (imagens com pequenos movimentos animados) que deixam as cenas do pesadelo (ou seria da realidade?) da personagem muito mais intensas.
Isso sem falar que o desenho de Carroll é extremamente competente. Ela combina um traço leve, fino e bem executado com tons pesados de cinza, que vão escurecendo conforme a trama se torna mais assustadora.
A vitória desta HQ de Carroll indica não apenas que ela está no caminho certo, mas que o mundo dos quadrinhos está mudando, que a narrativa antes amarrada nos espaços delimitados agora tem infinitas opções. E a experiência do leitor só cresce com isso.
Como pode-se ver em When the darkness presses, o leitor entra por portas, desce, segue em frente e até vê coisas se movendo na escuridão.
Classificação