Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

Disney Especial # 120

18 fevereiro 2011

Disney Especial # 120Editora: Abril - Revista bimestral

Autores: vários (roteiros e desenhos) - História principal originalmente publicada na Itália em Zio Paerone e l'avventura in Formula 1, de setembro de 1984.

Preço: Cr$ 75,00 (valor da época)

Número de páginas: 224

Data de lançamento: Março de 1990

Sinopse

Como era comum na clássica revista Disney Especial, esta edição reúne uma série de histórias em quadrinhos sobre um tema especial. Neste caso, a publicação recebeu o título de Fórmula Zum e trouxe enredos relacionados ao mundo das corridas.

Positivo/Negativo

A revista reúne uma série de HQs temáticas sobre automobilismo, a maioria advinda da Disney italiana. A principal, que abre e fecha a edição, pois é dividida em duas partes, se chama Aventura na Fórmula Um.

Como o nome indica, está relacionada à principal categoria do automobilismo mundial. O Tio Patinhas percebe o crescimento da importância da F1 e as possibilidades de publicidade traz. Porém, o velho muquirana logo vê que os anúncios são bem mais caros do que imaginava. Qual a solução? Criar a sua própria equipe!

Com a ajuda dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, Patinhas vai até um ferro-velho e monta o seu Turbopato TP-1. Para piloto, é escolhido ninguém menos que o Pato Donald, que passa mais tempo preocupado em sobreviver à cadeira elétrica na qual está sentado do que chegar ao final de alguma corrida.

E tudo só piora quando o milionário percebe que o seu arquirrival Patacôncio conquista mais sucesso do que ele na categoria.

A história ainda faz referência a vários personagens da Fórmula 1 da época, cujos nomes são grafados diferentes por causa dos direitos autorais. Assim, equipes como Lotus e Williams se tornam Bótus e Milliams, além dos pilotos Ayrton Senna (agora Aírton Sema) e Nélson Piquet (Nélson Picote).

Como uma boa HQ italiana, a maior participação dentre os personagens "reais" acaba sendo de Enzo Ferrari, que é chamado apenas de Comendador, o chefe da Perrari.

Apesar do público-alvo obviamente infantil, a aventura demonstra com muito sucesso as extravagâncias e problemas que já existiam na F1 nos anos 80. Um exemplo é a crítica ao excesso de propagandas nos macacões e nos carros.

É bom lembrar que não é só da Fórmula 1 que se valeu este Disney Especial. O gibi ainda publicou mais 16 histórias, incluindo a adaptação para os quadrinhos do clássico Se meu Fusca falasse.

De negativo, apenas a falta de cuidado da Editora Abril, que cortou trechos da história, sumiu com quadros, trocou cores... Todos detalhes que só um adulto chato repara, mas nada que estrague a diversão para quem (como este resenhista) leu esta revista pela primeira vez aos cinco anos e teve, naquele momento, consolidada para o resto da vida sua paixão por automobilismo e quadrinhos.

Classificação

5,0

Renan Martins Frade é editor do Judão

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA