Dueto
Editora: independente (Bud Heart) – Edição especial
Autor: Rafael Calça (texto e arte)
Preço: 15,00
Número de páginas: 24
Data de lançamento: Novembro de 2013
Sinopse
A improvável história de amor entre um lobisomem e uma cantora paraplégica, mas que, simplesmente, aconteceu.
Positivo/Negativo
Dueto, de Rafael Calça, é uma daquelas HQs independentes fininhas, que são lidas para dar uma distraída e, mas funciona muito bem.
É uma agradável e despretensiosa surpresa, pois é sucinta, vai direto ao assunto e entretém. Com direito a risadinhas e suspiros no grand finale.
A história se passa, basicamente, à noite, quando tudo é possível – inclusive, esta é a sensação deixada por Dueto.
O personagem principal é um rapaz que trabalha em um escritório, e resolve curtir a noite, mesmo atolado de serviço. Eis que ele se transforma num charmoso lobisomem.
Ponto alto para a trama é o fato de esta figura mítica ser apenas uma criatura da diversão, o que só lhe é permitido em noites de lua cheia.
A partir daí, o cara conhece um grande amor: uma cantora de barzinho paraplégica, dona de uma bela voz, cujas músicas versam sobre o amor e corações partidos.
Ele se apaixona por sua voz e pelo seu cheiro. Ela, porém, o teme, inicialmente. Mas, após um simples ato de carinho, dá uma chance ao charmoso ente. A noite é de pura diversão até chegar ao seu final, que traz também a maldição do lobisomem.
Contudo, o encanto da paixão já conquistou a ambos, e esse detalhe não será um empecilho.
No desfecho, há uma grata surpresa, que arremata a história de forma deliciosa, formando, de fato, um dueto. Ou seja, uma música feita para ser tocada por duas pessoas, se complementando.
Vale ressaltar a não existência de balões de textos. Tudo é passado por meio de símbolos universais ou onomatopeias. E há até referência a jogos da moda, deixando a narrativa ágil e inteligente.
Na arte, Calça utiliza apenas três cores: branco, preto e azul, sendo que esta última é usada para dar todo um movimento à história, criando texturas e detalhamentos.
O traço tem um ar vintage, numa pegada meio anos 1920, e esses elementos deram um toque muito dinâmico a Dueto.
A edição, em formato 17 x 26 cm, foi impressa em papel couché e lançada pelo selo independente Bud Heart. E merece ser conferida.
Classificação