HELLBLAZER – HÁBITOS PERIGOSOS
Autores: Garth Ennis (roteiro), William Simpson (desenhos) e Mark Pennington, Tom Sutton, Malcolm Jones III, Mark McKenna, Kim DeMulder e Stan Woch (arte-final).
Preço: R$ 37,90
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Outubro de 2008
Sinopse: Constantine está com câncer de pulmão terminal, fruto de seu abuso do cigarro. Em seus últimos dias, ele procura seus amigos e inimigos em busca de salvação.
Positivo/Negativo: A primeira incursão de Garth Ennis na revista de John Constantine rendeu um dos momentos mais marcantes da história do personagem.
O roteiro começa inovador em seu mote principal: a doença do mago inglês. Mas ele vai além, retratando um Constantine abalado pela morte iminente, menos egoísta e completamente desesperado em busca de salvação.
Além disso, a trama é cheia de surpresas e cenas memoráveis: os diálogos com Matt, um veterano de guerra, o primeiro confronto com Lúcifer e o plano final para enganar os três lordes do inferno são momentos que dão vontade de reler várias vezes.
A arte de William Simpson casa bem com o clima sombrio da história. A única ressalva fica por conta dos rostos, por vezes levemente desproporcionais em cenas em que os personagens são retratados de perfil ou em posições diferentes.
Ainda sobre a arte, merece destaque a cena em que Constantine, à beira da morte, encontra os três lordes do inferno. O fundo vermelho das páginas faz o leitor mergulhar na tensão do momento.
Graficamente, a Pixel repetiu o cuidado que teve com Sangue Real. O formato é um pouco menor que o original, a capa é cartonada e o acabamento não é de luxo, mas dá conta do recado.
Como extras foram incluídos cinco textos de profissionais ligados aos quadrinhos no fechamento de cada capítulo: Sidney Gusman, Eduardo Nasi, Claudio Carina, Ricardo Malta Barbeira e Delfin.
Hábitos Perigosos, que emprestou alguns elementos à fraca adaptação cinematográfica do personagem, merece ser conferida por todos que se interessam por uma história bem contada, daquelas que ficam gravadas na memória.
Classificação: