MÔNICA 30 ANOS
Título: MÔNICA 30 ANOS Editora Globo) - Edição Especial
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).
Preço: R$ 39,00
Número de Páginas: 240
Data de lançamento: Novembro de 1993 (primeira edição) e Maio de 2004 (segunda edição)
Sinopse: Reedição para livrarias da edição comemorativa de 30 anos da Mônica, completados em 1993.
Positivo/Negativo: Uma edição realmente especial, com ótimas idéias colocadas no papel.
O leitor vai encontrar um álbum de fotografias das filhas de Mauricio, que foram a inspiração para suas criações; uma entrevista com a Mônica "de verdade" e outra com sua porção "personagem de quadrinhos"; reprodução de capas; imagens de comerciais e de filmes da turminha; e outras atrações.
Como não poderia deixar de ser, várias histórias marcantes foram selecionadas, passando pelas diversas fases da personagem. Quem leu quando era criança, com certeza, vai se emocionar relembrando.
Mas são dois os pontos altos deste álbum. Um é a republicação das primeiras tiras da Mônica, acompanhadas de breves comentários de Mauricio. É extremamente divertido conferir a baixinha num traço no qual ficava um tanto quanto "atarraca", para não dizer carrancuda e verdadeiramente invocada. Pobre Cebolinha! Na continuação do livro, é possível conferir a personagem mais "queixuda" e, depois, no seu traço atual, mais arredondado e fofinho.
O outro destaque, definitivamente especial, é a espetacular galeria de pin-ups em homenagem à baixinha dentuça e invocada, representada por grandes mestres da HQ mundial.
Marcam presença Will Eisner (Mônica e Spirit); Guido Crepax (Mônica e Valentina); Claudio Villa (Mônica e Tex); Nicola Mari (Mônica e Nathan Never); Gallieno Ferri (Mônica e Zagor); Corrado Roi (Mônica e Dylan Dog); Giancarlo Alessandrini (Mônica e Martin Mystère); Roberto Diso (Mônica e Mister No); Silver (Mônica e Lupo Alberto); Luiz Gê; Álvaro de Moya; André Le Blanc; Hugo Pratt (Mônica e Rasputin); Joe Kubert; Ziraldo; Miguel Paiva; Jim Davis (Mônica e Garfield); e o desenho mais belo de todos, no traço inconfundível de Milo Manara.
Não tem jeito, prezado leitor. É comprar ou comprar! Uma edição para quem quer matar as saudades, para apresentar a personagem para as crianças, ou para o simples prazer de ler e guardar.
Repetindo uma frase que está virando jargão entre os colecionadores de revistas em quadrinhos: vai para o cofre!
Classificação: