Mônica – Força
Editora: Panini Comics – Edição especial
Autora: Bianca Pinheiro (roteiro, arte e cor).
Preço: R$ 23,00 (capa cartonada) e R$ 34,00 (capa dura)
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Agosto de 2016
Sinopse
Sempre que é preciso, a Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles. E não poderá ser na base da coelhada.
Positivo/Negativo
As características de um personagem de HQs seriadas o definem de tal forma, que o leitor já sabe o que esperar do seu comportamento e atitude em cada aventura, mesmo sendo diferentes os conflitos que enfrenta.
Ao fazer com que a característica icônica de um personagem não tenha função em uma trama, o autor surpreende a própria cria, convidando o leitor a presenciar o seu amadurecimento na busca de uma solução singular para superar aquele novo conflito.
Em Mônica – Força, o 12º título do projeto Graphic MSP, e o primeiro a trazer uma trama solo da personagem, Bianca Pinheiro recebeu do editor Sidney Gusman uma missão: trabalhar com uma premissa que a baixinha e dentuça não pudesse resolver “no braço”. Como ela faria para dar um fim às recentes brigas entre seus pais, as quais estão prestes a levá-los à separação?
Bianca já demonstrou ser uma jovem mestre na arte da narrativa (vide Bear, Dora e Meu pai é um homem da montanha), dominando como poucos a técnica do controle das emoções do leitor. Justamente por isso, conduz habilmente a trama de Mônica – Força, apresentando um roteiro tocante e traços delicadamente fofos, fazendo um contraponto ao título do álbum.
A história arrebata, justamente porque Bianca soube equilibrar momentos de silêncio e poluição sonora (uma excelente solução metafórica para o desentendimento dos pais da Mônica foi preencher suas falas apenas com uma repetição maciça da palavra “briga”, dando-a um peso irritante. Isso, junto à onomatopeia da torneira pingando, deixa Mônica numa angustiante situação de impotência), com introspecção e ação, pressionando a protagonista a encarar sua fragilidade até descobrir outro tipo de força dentro de si.
Há também singelos momentos de homenagens às Graphic MSP Turma da Mônica – Laços e Turma da Mônica – Lições, e menções à sua webcomic Bear (o urso Dimas ganha espaço numa cômoda no quarto da Mônica, bem como o quadro em que a Mônica desenha sua família com o esperançoso lápis verde é quase idêntico ao da Raven).
E na seção de extras, o leitor confere o preciosismo e o cuidado dispensados pela Bianca na produção do álbum: ela chegou a desenhar a planta baixa dos dois andares da casa da Mônica, para melhor entender o movimento de toda a família pelo espaço.
Classificação
.