O Evangelho segundo o sangue
Editora: K-ótica– Edição especial
Autores: Marcos Guerra (roteiro) e Leander Moura (arte)
Preço: R$ 40,00
Número de páginas: 184
Data de lançamento: Janeiro de 2014
Sinopse
Na Natal oitocentista, Elena revela a seu marido, Hugo Ribeiro, um terrível segredo no leito de morte. A partir daí, ele empreende uma jornada de vingança que poderá comprometer sua sanidade e desmascarar entes queridos.
Positivo/Negativo
Com base em diversos registros históricos e lendas populares, Marcos Guerra recriou a Natal do início do Século 19, com seus rígidos costumes católicos, para contar a fictícia história de Hugo Ribeiro, traído por sua esposa Elena com ninguém menos do que o capeta em pessoa.
Atormentado pela confissão, na dúvida se era realidade ou delírio, Hugo só tem a certeza de que precisa conseguir salvar a alma de sua falecida esposa, permitindo que ela descanse em paz no paraíso. Para tanto, o homem passará novamente por três sacramentos do Evangelho, desvelando segredos de família e descobrindo uma forma de se vingar do “coisa ruim”.
Contudo, a redenção que Hugo procura será mesmo para Elena (ditada pelos valores católicos), ou tão somente uma causa egoísta (ditada pelo machismo da época)?
A trama de O Evangelho segundo o sangue parte do princípio de que os Cavaleiros Templários encontraram um espírito maligno e precisavam de solo imaculado para aprisioná-lo.
Numa das muitas viagens exploratórias e secretas que os mareantes portugueses empreenderam, eles escolheram o que viria a ser a Cidade do Natal para sepultar “a carga” dos Templários. Os indígenas locais pagaram um preço alto por conhecer esse segredo.
Após anos sepultado no mangue, o espírito maligno foi libertado e conjurado na casa de Hugo, seduzindo sua esposa e também sua filha, Ana.
Tanto o poético texto de Guerra quanto a arte primorosa de Leander Moura são pontuados pelo estilo gótico e ricos em simbolismos. É de se exaltar a forma como o embate entre bem e mal é tecido ao longo da história, em especial ao caracterizar o “espírito maligno” como vampiro, sedento por inocência e sangue.
Destaque para a sequência em que Hugo é retratado como um simulacro de Jesus Cristo e suas tentações no deserto, num misto de razão e insanidade, embalado pela fé.
O Evangelho segundo o sangue é a primeira graphic novel dos potiguares Marcos Guerra e Leander Moura, lançado pelo selo independente K-ótica. Com seus capítulos iniciais publicados em duas edições, em 2011 e 2012, respectivamente, o trabalho ganhou sua conclusão em 2014, numa bela edição encadernada compilando todo o material produzido.
A edição acerta em trazer um apêndice com notas explicativas sobre eventos, costumes, imagens e nomes mostrados na história, embora a revisão tenha deixado passar alguns pequenos erros ortográficos.
Classificação