Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

Overdose Homeopática

21 agosto 2013

Overdose HomeopáticaEditora: independente – Edição especial

Autor: Marco Oliveira (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 22,00

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Maio de 2013

Sinopse

Coletânea das “doses letais em tiras inofensivas” publicadas na internet desde 2009.

Positivo/Negativo

Um dos termômetros para saber se uma coletânea está acima da média – sem muitos altos e baixos – é quando você não interrompe a leitura até a última tirinha.

Além de tiras inéditas, este álbum é uma seleção de trabalhos de Marco Oliveira a partir das suas publicações online. Visitando o site homônimo, indicado ao HQ Mix 2013, também é impossível parar de clicar no link “postagens mais antigas”, o que aumenta a valorização de folhear as “reprises” e ainda curtir e dar boas risadas com os vários temas de seus quadrinhos.

O humor do autor transita entre o ácido, negro, politicamente incorreto, surreal, filosófico, nonsense, escatológico e o pueril.

Melhor do que explicar ou descrever o leque com mais de 200 tiras, é exemplificar a genialidade do trabalho de Marco Oliveira com as suas próprias tirinhas.

Alguns podem achar de mau gosto ou apelativa, mas dentre os temas mais explorados pelo autor estão a cultura pop e o sexo.

OVERDOSE_HOMEOPATICA_tira1Com o “traço limpo e humor sujo”, segundo o prefácio feito por André Dahmer, Oliveira também exercita o lado estético da tira (o que Rafael Sica faz com primazia) e ainda aproveita para fazer uma “filosofia de banheiro”.

Uma grande parte de suas tirinhas é baseada na subversão das expectativas.

OVERDOSE_HOMEOPATICA_tira2

As “doses letais em tiras inofensivas”, como sugere o subtítulo, podem aparecer de forma muda ou apoiada exclusivamente no seu texto.

OVERDOSE_HOMEOPATICA_tira3

OVERDOSE_HOMEOPATICA_tira4

Com certa regularidade criativa, Overdose Homeopática é uma prazerosa leitura de um dos “meninos que estão chegando agora” e “vão morrer de fome fazendo quadrinhos no Brasil”, como diz Dahmer.

Classificação

4,5

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA