Portais
Editora: independente – Edição especial
Autores: Octavio Cariello (roteiro) e Pietro Antognioni (arte).
Preço: edição digital distribuída como recompensa para os colaboradores do projeto no Catarse
Data de lançamento: Maio de 2014
Número de páginas: 128
Sinopse
Muito tempo no futuro, dois irmãos gêmeos lutam pelo trono deixado por seu pai assassinado. A guerra vai acontecer e terá várias tribos envolvidas, além de cinco pessoas teleportadas de épocas e dimensões diferentes.
Positivo/Negativo
Portais é mais uma HQ nacional que chega aos leitores pela plataforma de financiamento coletivo Catarse.
É um projeto do veterano Octavio Cariello e do estreante Pietro Antognioni, ambos professores da Quanta Academia de Artes.
O conceito é muito interessante. O visual de todas as raças de personagens, a ambientação, a trama geral com viagens no tempo e a guerra pelo trono são pontos altos do álbum.
Outro destaque é a bela arte de Pietro. Os desenhos e as cores são muito bem trabalhados. A escolha do estilo do traço também é perfeita para o estilo sci-fi da HQ.
O problema é que a trama parece precisar do dobro de páginas. Praticamente todos os quadros têm textos que são necessários para se compreender a história. Com isso, fica a sensação de que faltou ao menos uma grande sequência de ação. Principalmente por ter uma arte tão bonita, alguns trechos "mudos" e de narrativa mais dinâmica mostrariam ainda mais o talento de Pietro e dariam um "respiro" ao leitor.
Também ajudaria se a página 95 do álbum (um dos extras que apresentam as etnias personagens) estivesse antes da história. Isso tornaria o começo menos confuso e facilitaria o "mergulho" do leitor no clima da ação, já familiarizado com o vocabulário apresentado.
Os autores trabalham agora para lançar o álbum impresso, seja de forma independente ou por alguma editora. E a história merece.
Classificação