Smile
Editora: Scholastic - Edição especial
Autor: Raina Telgemeier (texto e arte).
Preço: US$ 21,00
Número de páginas: 224
Data de lançamento: Julho de 2009
Sinopse
Raina é uma menina normal da sexta série. Mas, uma noite, depois de uma viagem com as escoteiras, ela cai e quebra os dois dentes da frente. A partir daí, começa sua jornada de frustração e humilhação escolar, tendo que lidar com os mais variados tipos de tratamentos e aparelhos dentários para corrigir sua condição.
Positivo/Negativo
Há alguns anos, as grandes editoras descobriram o óbvio: que quadrinhos podem ser usados para qualquer tipo de gênero narrativo. Em especial, biografias e autobiografias em quadrinhos vêm fazendo sucesso, como, por exemplo, Retalhos, de Craig Thompson.
Smile, de Raina Telgemeier é um caso semelhante. Ela conta suas desventuras na sexta série, após quebrar os dois dentes incisivos centrais. A escola é uma fase brutal da vida das pessoas, na qual se faz o possível para passar despercebido negativamente, lutando para esconder sentimentos, lidando com primeiras paixões e com humores variados de amigos, tudo isso enquanto se tenta manter as notas em um patamar razoável.
Quando se olha em retrospecto, os dramas escolares parecem bobagens, mas para pré-adolescentes e adolescentes é extremamente complicado, sejam eles de qualquer etnia, gênero ou classe social.
Por isso o livro de Raina Telgemeir é tão cativante. Sua história, lutando para esconder e consertar os dentes, paralelamente ao surgimento dos primeiros amores, seja por rapazes, seja pelo desenho animado da Pequena Sereia, que lhe impulsiona a começar a desenhar.
A obra é uma narrativa juvenil muito envolvente. Não há grandes reviravoltas, mas é impossível não se colocar na pele de Raina e ansiar pela próxima página. Nesse sentido, o roteiro é competente e bem montado. A arte de Telgemeir é moderna, juvenil, com forte influência de desenhos animados.
Por tudo isso, Smile deveria ser leitura obrigatória para crianças e adolescentes, para que entendessem que a escola é um período difícil, que pode ser ainda mais complicado, mas que, no final, tudo costuma terminar bem.
Classificação