Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Morreu Al Jaffee, um dos grandes artistas da revista MAD

11 abril 2023

Allan Jaffee, mais conhecido como Al Jaffee morreu de falência múltipla de órgãos, no dia 10 de abril de 2023. Ele estava hospitalizado em Manhattan, Nova York, ao lado de familiares. Jaffee tinha 102 anos.

Nascido em 13 de março de 1921, em Savannah, na Geórgia, com o nome de Abraham Jaffee, ele era filho de imigrantes judeus vindos da Lituânia. Seu pai, Morris, se adaptou à vida moderna dos Estados Unidos, mas a esposa, Mildred, muito religiosa não teve a mesma facilidade.

Por duas vezes, entre 1927 e 1940, Mildred voltou para Zarasai, na Lituânia, com os filhos, causando grande problemas para a família. Em suas memórias, Mad Life – A Biography, Jaffee descreve que teve uma infância conturbada e que sua mãe era “doida e muito religiosa”.

Mildred não retornou com os filhos em 1940, e provavelmente faleceu durante a ocupação nazista da Lituânia (1941-1945).

No final da década de 1930, Jaffee estudou na High School of Music & Art, em Nova York, junto com seu irmão mais novo Harry, Will Elder e Harvey Kurtzman - que posteriormente seriam seus companheiros na revista MAD -, John Severin e Al Feldstein.

Seu primeiro trabalho com quadrinhos foi para a editora Quality Comics. Jaffee havia criado uma paródia do Superman, o Inferior Man. O personagem combatia o crime, mas quando a situação ficava difícil ele se escondia numa cabine telefônica e assumia a sua identidade civil, como Courtney Fudd.

A primeira publicação ocorreu em Military Comics # 7, que chegou nas bancas de jornais em dezembro de 1941 (com data de capa de fevereiro de 1942).

Em 1942, fez diversos trabalhos como freelancer, incluindo histórias para a Joker Comics, da Timely Comics, que já era editada por Stan Lee. A publicação na Joker Comics é citada frequentemente como seu primeiro trabalho, mas a primeira edição do título chegou nas bancas em janeiro de 1942 (data de capa de abril de 1942) e a primeiro contribuição de Jaffee (com o pseudônimo de A. Jay) ocorreu na edição de número # 2, com a HQ de seis páginas Squat Car Squad.

Durante a Segunda Guerra, Jaffee trabalhou como artista para o exército estadunidense em diversas funções. Ele se aproveitou de um programa gratuito para a troca de nome e modificou primeiro para Alvin, e depois para Allan Jaffee.

Foi trabalhando para o pentágono que conheceu sua primeira esposa, Ruth Ahlquist, com quem se casou em 1945. Eles tiveram dois filhos, Richard e Debbie e se divorciaram em 1967.

Em 1946, Jaffee voltou a trabalhar para Stan Lee, na Timely Comics, editando a linha de humor e as revistas infanto juvenis, incluindo Patsy Walker.

Mas seu grande momento surgiu em 1955, quando passou a contribuir para a revista MAD, ao lado de seus colegas de escola. Quando Harvey Kurtzman saiu da revista, Jaffee – que continuou na MAD – também produziu material para as novas revistas dos eu amigo, Trump e Humbug.

Em 1964, ele criou a dobradinha da MAD. Em inglês essa “dobradinha” se chama fold-in, porque a página da revista é dobrada para dentro, revelando uma segunda imagem. A brincadeira foi criada como uma gozação com o modismo dos fold-outs e gatefolds (pôsteres de duas ou mais páginas que dobravam para fora da revista) como os das revistas Playboy, Life, Sports Illustrated e National Geographic.

Era para ser uma brincadeira isolada, mas acabou se tornando uma das características mais marcantes da MAD. A primeira dobradinha foi publicada na edição # 86, a imagem mostrava Elizabeth Taylor beijando Richard Burton. Um policial continha a multidão de fãs, que incluía Eddie Fisher, o quarto ex-marido de Taylor. E a imagem dobrada revelava Elizabeth Taylor beijando um desconhecido na multidão.

A dobradinha foi publicada entre 1964–2020 e somente uma edição desse período saiu sem essa brincadeira.

Jaffee criou ainda a série Respostas cretinas para perguntas imbecis (Snappy Answers to Stupid Questions), que também era muito popular na MAD.

Outra criação do Al Jaffee foi uma série de tiras verticais, Tall Tales, publicadas entre 1957 e 1963. Foram produzidas mais de 2.200 tiras, 120 das quais foram selecionadas e publicadas num livro da editora Abrams, em 2010.

Em 1977, Al Jaffee se casou com Joyce Revenson, que faleceu em janeiro de 2020.

Em 2016, o Guinness World Records o declarou como o artista com a maior carreira nas HQs (na época 73 anos e 3 meses).

Al Jaffee faz parte do Will Eisner Hall of Fame e da Illustrators Society Hall of Fame.

Em 2008, ele ganhou da National Cartoonist Society o prêmio Reuben, concorrendo com Dave Coverly (de Speed Bump) e Dan Piraro (de Bizarro).

A vizinha e amiga de mais de 30 anos de Al Jaffee, Mary-Lou Weisman, publicou uma biografia do artista, Al Jaffee's Mad Life – A biography, editada pela Harper Collins.

Al Jaffee deixou os dois filhos (Richard Jaffee e Deborah Fisherman), duas enteadas (Tracey e Jody Revenson), cinco netos, três bisnetos e um bisneto por parte de uma de suas enteadas.

Al Jaffee

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA