Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Primeira edição do evento Cada um no seu Quadrinho acontece neste domingo no Circo Voado, no Rio de Janeiro

23 março 2023

No próximo domingo, dia 26 de março, o Circo Voador recebe a primeira edição do evento Cada um no seu Quadrinho, que terá entrada gratuita e promoverá rodas de conversa, oficina de fanzine, uma exposição com editoras, cartunistas, quadrinhistas, ilustradores, lojas do universo geek e muito mais.

Ao todo serão quatro painéis sobre a cultura dos quadrinhos divididos por temas:

  • Os quadrinhos explicam o mundo, que aborda a relação entre história em quadrinhos, política e sociedade, com a participação de André Videira, Triscila Oliveira e Carol Ito;
  • Que fim levou o Robin e a Diversidade nos quadrinhos, sobre a representação de personagens LGBTQIA+ e a diversidade nos quadrinhos, com a presença de Alice Pereira, Daniela Marino e Renato Lima;
  • Distribuição: do digital ao impresso, com Ricardo Oliveira, Denis Mello e Daniel Lopes;
  • Humor em quadrado: uma conversa sobre fazer humor em quadrinhos, comandado por Daniel Paiva, André Dahmer e Samir Naliato.

Saiba mais detalhes da programação dos painéis aqui.

Idealizado e curado pelo comunicador e produtor Lencinho, o evento teve suas sementes nas lives Cada um no seu Quadrinho, realizadas em 2020 durante o confinamento da pandemia. Mais tarde, esses encontros se tornaram uma coluna semanal que continua indo ao ar toda terça na Rádio Roquette Pinto.

A proposta da feira é resgatar as convenções de quadrinhos para o Rio de Janeiro, que já sediou eventos inesquecíveis do gênero, inclusive com a participação de artistas de renome internacional.

"O Rio de Janeiro, anos atrás, foi um importante palco de encontros de quadrinistas e fãs do gênero. A gente espera que nosso evento seja um pontapé para essa retomada. E nada melhor do que dar essa largada num espaço que contempla tantas linguagens e respira cultura como o Circo Voador. Estou reunindo duas grandes paixões nessa empreitada: o Circo e os quadrinhos. Não poderia estar mais feliz com essa união", destaca Lencinho.

Para a realização do evento, o projeto obteve incentivo do edital FOCA da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA