Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Quadrinhista e jornalista Carol Ito é vencedora no Prêmio Vladimir Herzog 2022

14 outubro 2022

A quadrinhista, ilustradora e jornalista Carol Ito ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022 na categoria Arte pela reportagem em quadrinhos Três Mulheres da Craco, publicada na revista Piauí.

A reportagem de quatro páginas pode ser lida aqui.

Esta foi a 44ª edição da premiação, concedido anualmente desde 1979 a profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais. No Brasil, este é o prêmio mais importante do jornalismo.

Três Mulheres da Craco é relata a vivência de mulheres Cis e Trans da região da Cracolândia durante a pandemia de Covd-19. É sobre as dificuldades impostas pelo preconceito e pela falta de itens básicos de sobrevivência, mas também sobre resistência e redes de apoio organizadas por mulheres.

Carol Ito também é Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e publicou mais de 70 matérias sobre assuntos ligados a comportamento, cultura pop, artes, ativismo, esportes, ciência e outros. É autora do blog Salsicha em Conserva, indicado ao Troféu HQ Mix 2015 na categoria Webquadrinhos. Dentre seus trabalhos com quadrinhos estão a graphic novel Estilhaço - Uma jornada pelo Vale do Jequitinhonha e a tira Novo Anormal, publicada na internet e na revista TPM.

Para ver a lista completa dos vencedores do 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA