Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

12 RAZÕES PARA AMÁ-LA

1 dezembro 2007


Autores: Jamie S. Rich (roteiro) e Joële Jones (arte).

Preço: R$ 22,00

Número de páginas: 152

Data de lançamento: Junho de 2007

Sinopse: 12 Razões para Amá-la é uma história romântica, narrada em 12 partes, que explora o relacionamento do jovem casal formado por Gwen e Evan, atravessando os altos e baixos de sua vida amorosa.

Contada em capítulos sem ordem cronológica definida, essas porções de amor concentram-se em todas as coisas que fazem duas pessoas se gostarem, seja por algo banal como contar uma piada ou aspectos mais amplos, como os sonhos que nos motivam ou os segredos que guardamos.

Quando reunidos, esses pedaços formam um todo, da mesma forma que dois amantes se tornam um só.

Positivo/Negativo: 12 Razões é mais uma boa publicação da Oni Press que a Devir traz para o Brasil. Uma ótima opção para os fãs de histórias românticas, inclusive aqueles que não costumam ler quadrinhos.

O grande diferencial do álbum, que poderia muito bem ser apenas mais uma história de amor, é a forma como é dividido. 12 Razões é uma HQ com jeitão de um CD ouvido em ordem aleatória. Os seus capítulos, batizados sempre com o nome de uma música, contam uma historinha breve que faz sentido tanto isoladamente como num todo.

Apesar de a trama estar fora de uma ordem cronológica, o leitor consegue montar na sua cabeça a linha geral do relacionamento do casal. Algo bem bacana é o fato que o final ficou no capítulo 9, provando que uma boa história não precisa de uma grande surpresa, mas sim ser bem contada em suas partes individuais.

Se o roteiro é muito agradável, o desenho deixa um pouco a desejar. Joële Jones tem um grande domínio de preto-e-branco, faz cenas bem equilibradas e tem uma narrativa visual competente. Contudo, o traço em si ainda precisa ser aperfeiçoado.

Ela tem um desenho comum, com pinta de iniciante. Parece que lhe falta um pouco de estilo próprio. Mas o principal problema é que Joële optou por fazer um traço bem grosso, o que, nas cenas nas quais há o predomínio do preto, deixou a imagem carregada.

Outro problema do álbum foram alguns erros e revisão no decorrer do texto, como, por exemplo, Nietzsche, grafado sem a letra "s".

Mesmo assim, 12 Razões é uma história bacana, leve, divertida e certamente imperdível para quem gosta de HQs românticas. Para os indecisos, quando passarem em uma livraria, vale uma olhada na seqüência das páginas 124 e 125, que representa bem a trama e instiga a vontade de ler todo o resto.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA