Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

120 TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA

1 dezembro 2012

120 TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA

Editora: L± - Edição especial

Autores: Mauricio de Sousa Produções (roteiros e desenhos).

Preço: R$ 5,00

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Fevereiro de 2012

 

Sinopse

Seleção de tiras dos personagens de Mauricio de Sousa, pela Coleção 64 páginas, da L±, que traz quadrinhos e obras literárias em livros de leitura rápida e preço popular.

Positivo/Negativo

Uma coletânea de tiras de vários personagens da Turma da Mônica, com poucas páginas e por um preço camarada. É uma boa pedida, mas apenas para quem não acompanha as outras publicações do gênero, estreladas pelas criações de Mauricio de Sousa, que regularmente circulam em bancas e livrarias.

Isso porque esta edição apresenta tiras já publicadas, recentemente, em Bidu arrasando!, Bidu - Diversão em dobro, Cebolinha em apuros, De quem é esse coelho?, Mônica está de férias e Mônica tem uma novidade, da própria L±. E o leitor só é informado sobre isso quando resolve dar uma olhada no expediente. Como o livro vem numa embalagem lacrada, não dá para saber antes de comprá-lo.

Com a proposta de trazer menos tiras do que as outras edições e desfilando uma variedade maior de personagens, ao menos ficou fácil selecionar o melhor material, que resultou numa compilação bem divertida.

O problema é que muitas das tiras, publicadas originalmente há 30 anos ou mais, têm piadas datadas, que só fazem sentido para o público mais velho. Em uma delas, por exemplo, Cebolinha canta uma marchinha carnavalesca antiga e Cascão o interrompe fazendo soar uma buzina, numa clara alusão ao saudoso Chacrinha e seu clássico programa de calouros.

Ao contrário da coleção As tiras clássicas da Turma da Mônica, que traz páginas explicativas sobre as citações, referências e contextos das piadas antigas - cujo entendimento pede um conhecimento prévio de assuntos específicos -, 120 tirinhas... deixa o leitor mais jovem com um ponto de interrogação sobre a cabeça em várias boas sacadas, que acabam passando batidas e não cumprem o objetivo de fazer rir.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA