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50 REASONS TO STOP SKETCHING AT CONVENTIONS

1 dezembro 2007


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50 REASONS TO STOP SKETCHING AT CONVENTIONS
Título: 50 REASONS TO STOP SKETCHING AT CONVENTIONS (Stuart
Immonen - One Horse Lead Works
) - Edição especial

Autor: Stuart Immonen.

Preço: U$ 5,95.

Número de páginas: 80

Data de lançamento: 2006.

Sinopse: Stuart Immonen reconta os problemas e aventuras de seus mais de 15 anos de convenções, em três continentes, mostrando um lado pouco conhecido da vida dos artistas norte-americanos.

O artista acorda cedo, viaja e, com direito aos tradicionais problemas que todos enfrentam, chega ao evento. Daí, enumera as 50 razões para deixar de desenhar nas convenções.

Positivo/Negativo: Este livrinho de 80 páginas, em preto-e-branco, uma edição do autor, foi originalmente lançado como um webcomic em 2004 e modificado para a publicação.

Immonen é tímido e calmo. Neste livro, narra toda uma série de problemas que são comuns no circuito de convenções e eventos de quadrinhos na Europa, Canadá e Estados Unidos.

Do sujeito que chega primeiro que o artista e quer o seu desenho antes mesmo que ele possa se organizar, ao leitor que acredita ser um verdadeiro crítico de arte, Immonen mostra 50 pequenos incidentes, todos baseados em situações reais, que seriam apenas irritantes se não ocorressem de maneira seqüencial e cumulativa. Não apenas em uma convenção, mas na maior parte delas.

A narrativa simples e o traço bastante estilizado acentuam o humor das situações.

Uma das mais bizarras é a razão 14, que mostra um sujeito que ganha um sketch de graça na sexta-feira e retorna no sábado para que o desenhista "termine" a obra.

Apesar de tudo, Immonen esclarece que, pelos seus cálculos, já distribuiu mais de cinco mil sketches em convenções e que a maioria dos leitores que encontrou são pessoas normais e bacanas.

Este é um outro lado da carreira deste artista canadense, conhecido apenas dos leitores que freqüentam seu site (e blogs), que mostra um traço mais solto em trabalhos muito diferentes (Never as Bad as You Think, Moving Pictures) do que ele costuma fazer nas revistas da Marvel e DC.

Classificação:

4,0

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