Confins do Universo 137 - Ah, as supersagas dos anos 1990! -
OUÇA
Reviews

A CIDADE DA NEBLINA

1 dezembro 2012

A CIDADE DA NEBLINA

Editora: NewPop - Edição especial

Autores: Andersen Gabrych (roteiro) e Brad Rader (arte) - Publicado originalmente em Fogtown.

Preço: R$ 24,90

Número de páginas: 176

Data de lançamento: Julho de 2012

 

Sinopse

Frank Grissel é um detetive particular de São Francisco na década de 1950 e precisa solucionar o mistério do assassinato de prostitutas.

Positivo/Negativo

A NewPop traz uma série das mais interessantes da Vertigo recente para o Brasil, a Vertigo Crime - outro volume dessa linha foi publicado pela Panini: Hellblazer - Passagens sombrias.

Então, a NewPop arrebatou o restante dos títulos e prometeu lançar mais cinco no Brasil. Um deles já pode ser encontrado em livrarias, o interessante Morte no Bronx.

Quem comemora é o leitor afeito ao gênero policial. Se antes, ele só tinha J. Kendall - Aventuras de uma criminóloga, agora há as séries como 100 Balas e os livros da Vertigo Crime.

Esse material se caracteriza por ser sempre de temática policial (tendendo ao noir), com arte e preto e branco, uma história de fôlego e autocontida num único volume.

A cidade da neblina é um policial tradicional, com detetive durão, contas a pagar, crimes e reviravoltas na trama que seria um absurdo comentar aqui e arriscar estragar a surpresa da leitura.

Apenas há de se dizer que uma característica do protagonista, Frank Grissel, consegue aliviar boa parte dos clichês sobre esse tipo de narrativa. Entretanto, algumas apelações de roteiro se encontram aqui e ali, para garantir que a trama surpreendente possa funcionar.

Não é nada exagerado e, afinal, os leitores desse gênero certamente já encontraram com forçadas de barra muito maiores.

Apesar da arte interna não ter nada a ver com a magistral capa de Lee Bermejo, Brad Rader é um grande desenhista. É fácil perceber a competência do artista, que é oriundo dos estúdios de animação, nos movimentos e transições de cena.

A diagramação das páginas é bastante eficiente e funciona direitinho. Sem falar nos tons de neblina da cidade que esconde tantos segredos.

Que esse belo lançamento da editora NewPop puxe os seguintes e os leitores brasileiros possam ter em suas estantes toda a série Vertigo Crime.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA