A ESPADA SELVAGEM DE CONAN # 203
Título: A ESPADA SELVAGEM DE CONAN # 203 (Editora Abril) - Revista mensal
Autores: Roy Thomas (argumentos), Barry Smith & Sal Buscema (arte).
Preço: R$ 3,00
Data de lançamento: Outubro de 2001
Sinopse: Uma Espada Chamada Trovão / A Imperatriz Esmeralda de Melniboné - Atravessando as estepes de Koth, o bárbaro da Ciméria se depara com uma jovem sendo perseguida por cavaleiros demoníacos. Como de costume, Conan interfere, e acaba descobrindo que a garota é ninguém mais do que Zephra, a filha de Zukala!
Para seu malogro, Conan acaba sendo convocado por Zukala para, digamos, salvar o mundo. Ele e Zephra partem então para Yagala, uma remota cidade sob um lago, onde repousa Terhali, uma feiticeira de outra dimensão.
No caminho, encontram Elric, de Melniboné, um guerreiro-feiticeiro que veio à Terra para impedir Kulan Gath, um maligno mago, de despertar Terhali. Ao chegar em Yagala, o trio tem de enfrentar um mago ensandecido pelo poder, uma feiticeira revivida e lordes demônios, em uma das batalhas místicas mais espetaculares da Era Hiboriana. No fim, o preço pago acaba sendo muito alto.
Positivo/Negativo: Alguns personagens apresentados nessa aventura, com exceção, lógico, de Conan, Zukala, Zephra e Kulan Gath, fazem parte do universo criado por Michael Moorcock, o pai de Elric.
Os leitores puderam conhecer melhor esse personagem quando a Editora Globo lançou, em 1990, uma graphic novel do personagem intitulada A Cidade dos Sonhos, com argumento de Roy Thomas e arte de P. Craig Russell; e a Editora Abril publicou, em 1991, uma mini-série, em 4 partes, chamada Elric - Navegante nos Mares do Destino, com texto de Roy Thomas e arte de Michael T. Gilbert.
A trama, na história do cimério, foi bem trabalhada e distribuída. Mas o excesso de magia roubou o destaque de Conan, que pouco fez uso de sua força e astúcia. A capa da revista é uma das mais belas já publicadas na fase atual.
Classificação: