Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

A ESPADA SELVAGEM DE CONAN # 205

1 dezembro 2001

A Espada Selvagwem de Conan #205Título: A ESPADA SELVAGEM DE CONAN # 205 (Editora Abril) - Revista mensal (último número)

Autores: Roy Thomas (argumentos), Gil Kane & Barry Windsor-Smith (desenhos) e Dan Adkins (arte-final).

Preço: R$ 3,00

Data de lançamento: Dezembro de 2001

Sinopse: A Criatura do Templo - Após ajudarem uma garota chamada Aala a retomar seu lugar como deusa e rainha de Bal-Sagoth, Conan e Fafnir tornam-se seus protetores. Em sua primeira noite de serviço, o bárbaro da Ciméria enfrenta um terrível demônio - saído dos pesadelos de algum mago sinistro -, escapando por pouco da morte certa.

Enquanto isso, Fafnir enfrenta um outro demônio: o sono! Após vencer seu terrível adversário - e, conseqüentemente, acordar o vanir -, Conan adentra o quarto da rainha e dá de cara com outro monstro! Fafnir, já recuperado de sua sonolência, resolve enfrentar o novo inimigo, perseguindo-o pelos subterrâneos do palácio. Conan vai atrás, carregando a doce donzela.

Aala, no entanto, se mostra indiferente ao perigo que o vanir corre, ordenando que Conan fique com ela. Naturalmente, o cimério se recusa e vai ao auxílio de seu companheiro. Essa decisão acaba por acarretar a traição de Aala, que ordena a seus soldados que matem os bárbaros. No entanto, uma antiga profecia acaba por mudar os rumos da história.

Falcões do Mar - Aqui começa uma das mais espetaculares sagas de Conan: ao fugirem da ilha de Bal-Sagoth, ele e Fafnir são resgatados por um navio-de-guerra da frota turaniana. A bordo, no comando, ninguém mais, ninguém menos, do que o príncipe Yezdigerd, herdeiro do trono turaniano! Turan está em guerra santa com Makkalet, uma cidade hirkaniana na costa do Mar Vilayet.

Turan só precisava de uma desculpa para iniciar sua fase expansionista e a frágil, porém belicosa, Makkalet foi apenas a primeira cidade a enfrentar a ira do exército turaniano.

Foi nesse contexto que Conan e Fafnir foram inseridos.

Na primeira luta, Fafnir e dois turanianos tentam entrar na cidade por uma muralha, mas são interceptados por setas certeiras, que ferem o vanir.

Conan, ao tentar ajudar o amigo na muralha, vê uma terrível cena lá de cima, onde cinco guerreiros praticamente destroem os turanianos. Ao descer, o gigante de bronze resolve o conflito da maneira dos bárbaros da Ciméria.

Positivo/Negativo: Nessa edição, destaque especial para a história Falcões do Mar, que retrata o início da expansão territorial de Turan.

Yezdigerd, filho de Yildiz, rei de Turan, é um príncipe ambicioso que deseja expandir o reino de seu pai, até transformá-lo num império, para depois herdá-lo.

Em seu caminho, na direção de Makkalet, surge um bárbaro de cabelos negros que mais tarde se tornaria seu inimigo mortal, tanto como líder dos zuagires e kozakis, quanto como rei da Aquilônia.

A saga do cerco de Makkalet é histórica e belíssima. Foi no desenvolvimento dessa história que Barry Smith se tornou o grande artista que é hoje. Seu trabalho foi, certamente, um grande contribuinte para o sucesso alcançado, embora, a conclusão tenha sido assinada pelo grande John Buscema.

Agora, com certeza, a grande decepção foi ler na capa que esta foi a última edição da esplendorosa A Espada Selvagem de Conan, pela Editora Abril. Que injúria!

No entanto, para alívio geral, a Mythos Editora anunciou que continuará a publicar Conan no Brasil. Sendo assim, aqueles que não tiveram a felicidade de ler toda a saga de Makkalet, agora têm a chance de ver o final da história.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA