A FÓRMULA DA FELICIDADE
Autores: Nuno Duarte (roteiro), Osvaldo Medina (desenhos) e Ana Medina e Catarina Oliveira (cores).
Preço: 11,95 euros
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Dezembro de 2008
Sinopse: Filho de uma hippie vendedora de maconha e de um pedaço de vinil de um álbum de Jimmy Hendrix, Victor é um jovem gênio enterrado em algum lugar no Baixo Alentejo até que, um dia, vê sua vida ganhar um novo alento ao descobrir a fórmula matemática da felicidade.
Só que ele logo perceberá que é mais fácil oferecer felicidade do que obtê-la. Começa, então, a jornada de descoberta de um gênio que quer apenas ser um homem comum.
Positivo/Negativo: A primeira sensação que se tem ao folhear A fórmula da felicidade é de que se trata de uma história em quadrinhos produzida na esteira de Blacksad, por causa dos personagens retratados como animais antropomorfizados.
Mas as semelhanças restringem-se a esse aspecto visual, pois as tramas são bem distintas.
O português Nuno Duarte constrói uma história cativante, que mostra Victor desde garoto com a cabeça enfiada nos livros enquanto sua mãe se viciava e trocava de homens como se muda de camisa.
Aliás, é interessante ressaltar que, diferentemente de Blacksad, nesta série (que será concluída no próximo álbum) os animais formam famílias bem esquisitas. Victor, um cão, é filho de uma égua; tem touro que namora com gata; toupeira mãe de Hipopótamo e por aí afora.
Mas é já perto do final da história, quando Victor descobre a fórmula da felicidade (basta dizê-la para alguém para que o sentimento aflore de maneira abrupta na pessoa), que a caracterização dos personagens como animais adquire seu maior charme.
Isso porque, no afã de obter de Victor mais e mais felicidade, as pessoas passam a se comportar como viciadas e, principalmente, a agir como humanos.
Desespero, ira, ignorância, luxúria, ganância. Todos esses sentimentos passam a cercar a vida de Victor, que achava que sua fórmula seria mudaria o mundo pra melhor, mas, nas páginas finais, cede à pressão e busca um caminho mais fácil - e rentável, possivelmente.
O gancho é perfeito para deixar o leitor ansioso pela conclusão.
Com seu belo traço, o angolano Osvaldo Medina deixa várias "mulheres" da HQ extremamente sensuais. Também é competente o trabalho de cor, sempre apostando em tons mais claros, o que casa bem com o clima do roteiro.
Ao final do álbum, uma grande sacada: uma página dupla com uma fórmula matemática (que seria a da felicidade) criada, pra valer, pelo matemático Filipe Oliveira.
A conclusão de A fórmula da felicidade deve ser publicada em Portugal no final de 2009.
Classificação: