Confins do Universo 219 - Histórias de Editor # 7: É o Lobo! É o Lobo!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

A HISTORY OF VIOLENCE

1 dezembro 2007


Título: A HISTORY OF VIOLENCE (Paradox Press) - Edição
especial

Autores: John Wagner (texto) e Vince Locke (arte).

Preço: US$ 9,95

Número de páginas: 304

Data de lançamento: Abril de 1997

Sinopse: Tom McKenna é um pai de família normal que vive numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos. Mas, um dia, dois bandidos invadem sua cafeteria, a McKenna Diner - e, contra todas as chances, ele consegue derrotá-los.

A divulgação do caso acaba atraindo um grupo de mafiosos - que tem certeza de que o rapaz é um antigo inimigo. Tom tenta desvencilhá-los. Mas será que consegue?

Positivo/Negativo: Inédito no Brasil, A History of Violence é uma das grandes HQs norte-americanas da década de 1990. Lançada originalmente pelo selo mais alternativo da DC Comics, o extinto Paradox Press, acabou migrando para a Vertigo em edições mais recentes.

Em 2005, chegou a ser transformada em um elogiado (e fiel) longa-metragem do diretor David Cronenberg, com astros como William Hurt e Viggo Mortensen. Apesar de sua passagem relativamente discreta pelo país, o filme concorreu a dois Oscar, incluindo o de roteiro adaptado.

Trata-se de uma trama sobre identidade, destino e memória, sobre o que se é, o que se pode ser e o que é possível apagar do passado.

O passado de Tom McKenna, seja ele quem for, não só volta como lembrança, mas se materializa fisicamente diante dele, com o desgaste natural de quem abandona seus pertences ao léu por tanto tempo.

O grande êxito de John Wagner (Judge Dreed, Batman) é conseguir manter tensão na história de cabo a rabo - quando uma situação se resolve, não sobra tempo para alívio. A promessa de redenção, várias vezes insinuada, nunca tem chance para acontecer.

Outro mérito do roteiro é a eficiente junção de duas temáticas que raramente se cruzam: os subúrbios norte-americanos e a máfia. A History of Violence acaba se tornando uma espécie de A Sangue Frio com O Poderoso Chefão, ao explorar trilhas familiares, mas sob um olhar completamente novo.

Vince Locke (Deadworld, Sandman) é um artista de traço elegante, com grande capacidade de criar ambiência em seu desenho. Acabou se tornando uma escolha altamente acertada para ilustrar o álbum com suas linhas pesadas e hachuradas em preto-e-branco.

Com sua construção sólida, A History of Violence é uma HQ verdadeiramente madura, densa e segura do que quer dizer.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA